Visitas Guiadas aos Palácios de Sintra

Visitas Guiadas aos Palácios de Sintra

Palácio de Monserrate

O Palácio de Monserrate fica situado a 5 km da Vila de Sintra e foi projectado pelo arquitecto Thomas James Knowles em 1858 por ordem de Sir Francis Cook, visconde de Monserrate. É um dos mais importantes exemplos da arquitectura Romântica em Portugal. Os jardins circundantes receberam espécies vindas de todo o Mundo no qual se podem observar ainda hoje mais de 3.000 espécies exóticas.

Duração : cerca de 3 horas 

Preço : sob consulta ( orçamento pelo formulário )

Visitas Guiadas aos Palácios de Sintra

Palácio da Pena

Situado num dos pontos mais altos da Serra de Sintra fica o magnifico Palácio da Pena. Mandado construir em 1840 pelo Rei D. Fernando II que adquiriu a aproveitou as ruínas do antigo convento de monges Jerónimos de Nossa Senhora da Pena datado de 1511. O Palácio da Pena é o monumento mais visitado em Portugal e é o expoente máximo do Romantismo do século XIX .

Duração : cerca de 3 horas 

Preço : sob consulta 

Visitas Guiadas aos Palácios de Sintra

Palácio Nacional de Sintra

O Palácio Nacional de Sintra fica situado no centro histórico da Vila, é um monumento único e incontornável pelo seu valor histórico, arquitectónico e artístico. Apresenta características de arquitectura medieval, gótica, manuelina, renascentista e romântica. De todos os Palácios que os monarcas portugueses mandaram erigir ao longo da Idade Média, apenas o de Sintra chegou até aos nossos dias praticamente intacto, mantendo a essência da sua configuração e silhueta desde meados do século XVI. As suas chaminés constituem o ex-libris de Sintra

Duração : cerca de 3 horas 

Preço : sob consulta 

Visitas Guiadas aos Palácios de Sintra

Chalet da Condessa 

Na zona Ocidental do Parque da Pena na segunda metade do século XIX, D. Fernando II com a sua segunda mulher, Elise Hensler a Condessa d’Edla, criaram no Parque da Pena um novo cenário Romântico, o Chalet da Condessa. Foi construído, segundo o modelo dos chalets alpinos  para a  cantora lírica por quem se apaixonou e se viria a casar em segundas núpcias em 1869, 16 anos depois da morte da rainha D. Maria II.  No exterior o jardim que envolve o Chalet reúne vegetação autóctone e espécies botânicas provenientes dos quatro cantos do mundo. 

Duração : cerca de 3 horas 

Preço : sob consulta

Visitas Guiadas aos Palácios de Sintra

Quinta da Regaleira

Uma visita à Quinta da Regaleira é viajar num universo imaginário de símbolos e metáforas. Aqui nada é apenas o que parece, mas sempre indício de algo mais intenso, transcendente, misterioso… A Quinta da Regaleira constitui um dos mais surpreendentes e enigmáticos monumentos da Paisagem Cultural de Sintra. Situa-se no elegante percurso entre o Paço Real ao Palácio e Campo de Seteais no centro histórico. Entre 1898 e 1912 Carvalho Monteiro transformou-a no seu lugar de eleição, conferindo-lhe as características actuais.

Duração : cerca de 3 horas 

Preço : sob consulta

Visitas Guiadas aos Palácios de Sintra

Convento dos Capuchos

Situado no coração da Serra de Sintra fica o Convento dos Capuchos, também conhecido como o Convento da Cortiça. Foi fundado em 1560 pelo grande herói D. Álvaro de Castro, conselheiro de Estado do rei D. Sebastião, com o nome de Convento de Santa Cruz da Serra de Sintra, e entregue a frades franciscanos, em resultado do cumprimento de um voto de seu pai, D. João de Castro, quarto vice-rei da Índia. A mata que rodeia o edifício foi, durante séculos, acarinhada e mantida pelos religiosos que o habitaram, tendo sobrevivido à gradual desflorestação da serra de Sintra. Constitui um raro exemplo notável da floresta primitiva da Serra de Sintra.

Duração : cerca de 3 horas 

Preço : sob consulta

Todas as Visitas Guiadas aos Palácios de Sintra são realizadas pelo Historiador de Sintra João Rodil mediante disponibilidade.

Investigador na área de história, etnografia e literatura, com obras publicadas sobre a história da região de Sintra, é o autor entre outros de “Serra, luas e Literatura” e “Sintra na obra de Eça de Queirós”, foi antigo director do Jornal de Sintra, é vice presidente da Alagamares, e fundador da Liga dos Amigos dos Capuchos, entre outras actividades na área cívica e cultural. João Rodil actualmente é o Historiador mais conceituado para a realização destas Visitas Guiadas aos Palácios de Sintra.

Para inscrições e reservas nas Visitas Guiadas aos Palácios de Sintra preencha o seguinte formulário