Normas de Segurança e participação nos Eventos

Normas de Segurança e participação nos Eventos

Normas de Segurança e participação nos Eventos da Andamento Turismo Aventura. Se estiver interessado em participar nalgum das nossas actividades, tenha em atenção as seguintes indicações e normas de participação.

Para uma maior Segurança nas Caminhadas ler sempre com atenção todas as informações descritas no Evento, nível de dificuldade, ponto de encontro, material a levar, equipamento, distância do percurso, altimetria, nível de conforto e outras indicações.

Não deve participar nas nossas Caminhadas se tiver problemas físicos ou psíquicos. As nossas caminhadas não servem como método de recuperação ou fisioterapia.

Todos os participantes que se inscrevem nas nossas actividades declaram ser conscientes do grau de dificuldade, ter forma física adequada e estar mentalmente aptos para a realização da mesma.

Normas de Segurança – Os Guias

Os nossos guias são dinâmicos, alegres, agradáveis, sorridentes e bem-dispostos. Assim esperamos que todos sejam também. Se é uma pessoa conflituosa, ofensiva ou desordeira este grupo não é de todo para si. Procure outro.

Antes do início da Caminhada ou qualquer outro tipo de evento são dadas pelos Guias as normas de participação e Segurança nas caminhadas e eventos. Estas normas devem ser escrupulosamente respeitadas até ao final.

O desrespeito e não cumprimento das normas aqui descritas dá o direito ao guia responsável, a retirada imediata do participante transgressor da actividade sem direito a qualquer compensação ou seguro.

O que não pode fazer nas nossas actividades:

Nas nossas Caminhadas, visitas guiadas ou outras actividades a Andamento Turismo Aventura dispõe de um guia na frente do grupo, o líder e um guia que fecha o grupo.

Nunca se deve passar para a frente do guia líder da frente do grupo. O guia é quem conhece bem o terreno e é sempre o primeiro.

Nunca se deve ficar para trás do guia que fecha o grupo. Avisar sempre os guias sempre que precisarem de sair do percurso. Qualquer necessidade fisiológica ou outra de força maior deve ser sempre comunicada à organização.

Nunca realizar um percurso diferente do guia líder. Se optar por realizar outro percurso que não o do guia vai ser avisado que está em incumprimento pelo mesmo.

Se após vários avisos e se a situação se tornar a verificar, o participante vai ser convidado a sair do evento e finaliza qualquer responsabilidade da organização.

Em caso de acidente fora do percurso delineado, o seguro não cobre nem se responsabiliza por qualquer dano sofrido pelo participante.

Em todos os eventos organizados pela Andamento Turismo Aventura é proibido deixar qualquer lixo nos locais por onde passamos.

Quem fumar deve levar um recipiente para meter as beatas. Nos meses de verão ou nos dias de maior calor não se pode fumar nos nossos Eventos. 

Nas nossas Caminhadas, visitas guiadas ou qualquer outro evento, não é permitido degradar a vegetação, nem recolher plantas, nem flores. Também não se deve tocar nem mexer nos animais.

Outras indicações de referência

Todos as actividades organizadas pela Andamento Turismo Aventura são realizadas com o andamento dado pelos guias conforme o seu grau de dificuldade.

O guia constantemente observa todos os participantes de forma a poder alterar ou equilibrar a velocidade da caminhada, ou evento.

As nossas caminhadas e visitas guiadas não são corridas, são realizadas com a velocidade que o guia achar mais conveniente.

O objectivo das caminhadas é o bem-estar de todos os participantes, além do exercício físico, do contacto com a natureza, da relação cordial com os participantes e do contacto com o património natural e edificado de forma saudável e tranquila.

Ser o mais silencioso possível, não perturbar a fauna e o sossego dos habitantes locais, não gritar ou falar em voz alta. Quanto menos barulho se fizer maior será a possibilidade de avistar a fauna local.

É permitida a participação de animais nas caminhadas desde que sejamos previamente informados. Não é permitido nas nossas actividades, qualquer animal que meta em perigo a saúde dos participantes.

Os guias conhecem a história dos locais de passagem e do património, para qualquer questão ou duvida estão sempre dispostos a uma boa tertúlia.

Os guias são experientes com formação em socorrismo, resgate em montanha, cartografia e história.

Pertencem a associações culturais, patrimoniais e órgãos consultivos e representativos de Câmaras Municipais. Além disso, estão sempre disponíveis a ajudar no que for preciso.

Normas de Segurança – Equipamento

Usar sempre equipamento adequado para os Eventos que se inscreve. Em cada Evento vem referenciado o tipo de equipamento adequado para cada actividade.

Para as Caminhadas com dificuldade moderada ou superior, o uso de calçado aderente (preferência botas de montanha) é fundamental.

A roupa deve ser de material sintético e leve. Deve-se também evitar o uso de roupas com cores florescentes.

Na escolha do calçado e da roupa devem ter em conta as condições atmosféricas.

A organização pode recusar a participação no evento a quem não tiver o mínimo equipamento adequado.

A recusa de participação por parte da organização não dá direito a qualquer reembolso do valor de inscrição.

Localização e Horários das actividades

É sempre facultada a localização por coordenadas do local. Se mesmo assim tiver dúvidas contacte os guias antecipadamente.

Nas Caminhadas nas Serras e Parques Naturais ao conduzir até ao ponto de início, tenha em atenção os limites de velocidade. É normal atravessarem-se animais na estrada principalmente os animais noturnos.

Ter em atenção os horários de início e fim do programa de actividades. A pontualidade é fundamental e necessária. Para qualquer imprevisto será dado um período de tolerância máxima de 10 m.

Todos os participantes devem antecipadamente consultar o melhor trajeto para se dirigirem ao ponto de encontro. Na inscrição da actividade, quando necessário, disponibilizamos informação do melhor percurso para o ponto de encontro.

A não comparência no local de encontro no horário estabelecido, não dá direito ao participante nenhum tipo de devolução de pagamento, independentemente da sua causa.

Os participantes são responsáveis pela sua deslocação até ao local de início combinado do evento.

Seguros Obrigatórios

A Andamento Turismo Aventura dispõe de todos os seguros obrigatórios para a realização das actividades que se propõe. Seguro de responsabilidade civil e seguro de acidentes pessoais.

Todos os sinistros, acidentes ou quedas, devem ser comunicados na hora ao guia responsável do evento para uma primeira observação e avaliação.

Em caso de sinistro, acidente ou queda, para activação do Seguro é obrigatório pelo participante sinistrado, a deslocação de ambulância ou outra viatura, ao Hospital mais próximo da área do sinistro.

A Activação do seguro de responsabilidade civil e o seguro de acidentes pessoais em caso de acidente pelo participante, deve ser efectuada e comunicada à organização até ao limite de 24 horas depois do sinistro.

A comunicação de participação de acidente, deve sempre vir acompanhada pelo relatório médico do dia e hora do acidente. Sem relatório médico do dia do sinistro, não podemos activar qualquer seguro. 

Findo este prazo, a Organização não se responsabiliza pela não aceitação ou declinação de responsabilidade pela entidade contratada para os seguros obrigatórios.

Os seguros obrigatórios estão activos desde a hora de início do evento até à hora do seu final.

Na inscrição de qualquer evento da Andamento Turismo Aventura todos os participantes declaram que leram, compreenderam e aceitaram todos os termos e indicações acima descritos.

Scroll to Top