O Mistério das Minas e Subterrâneos da Serra de Sintra

 

Os maiores mistérios por desvendar na Serra de Sintra são os túneis, as grutas e os subterrâneos. A ideia que existem túneis que atravessam toda a Serra até ao mar, ou da existência de grutas secretas escondidas onde se praticam rituais, as passagens secretas para o submundo ou os tesouros dos Reis escondidos debaixo das igrejas e dos Palácios, são tudo exemplos da imaginação popular que passa de geração em geração por alguns habitantes e curiosos da vila de Sintra.

Será tudo mentira?  Será tudo imaginação popular?  Alguns certamente que sim, outros não, é o que podemos para já afirmar.

Neste artigo dos Subterrâneos da Serra de Sintra não iremos divulgar as localizações exactas das mesmas por questões de segurança e de salvaguarda do património. A sua exploração apenas deve ser efectuada por profissionais experientes e com equipamento adequado. 

 

O Mistério das minas e subterrâneos da Serra de SintraO Mistério das minas e subterrâneos da Serra de Sintra

Alguns exemplos da Gruta da Manhosa nos subterrâneos da Serra de Sintra.

 

Subterrâneos da Serra de Sintra

Por baixo de alguns Palácios, Quintas e Capelas existem passagens e caminhos de grande beleza natural. São Minas e Grutas preservados há centenas de anos onde se pode facilmente observar várias cascatas de Calcário com os seus minerais brilhantes.

As manchas amareladas indicam-nos a presença de metais como o ferro que se mistura com a água das nascentes.

Subterrâneos do café Paris

Existem na Vila de Sintra alguns subterrâneos conhecidos como é o caso dos subterrâneos do café Paris. Dizem os entendidos que serviria em caso de cerco uma rota de fuga dos Templários. Sabemos que fazem ligação com o Palácio Nacional da Vila a sul e tem 2 bifurcações a norte no sentido da Igreja de S. Martinho.

Túnel do Castelo dos Mouros

Outro subterrâneo, muito mais misterioso e desconhecido, é o túnel que existe do Castelo dos  Mouros até à Vila de Sintra. Poucos tiveram a sorte de o percorrer na sua totalidade. Sobre este túnel não podemos dizer mais nada.

As fotografias em baixo foram tiradas na Vila de Sintra e nas zonas envolventes da mesma. Alguns dos locais não podem ser revisitados devido a desmoronamento de terras.

Por motivos de segurança mais não podemos dizer nem revelar. As suas localizações vão continuar em segredo.

Subterrâneos da Serra de SintraMinas da Serra de Sintra
Grutas em SintraGrutas em Sintra

 

Minas da Serra de Sintra

Na Serra de Sintra e na vila de Sintra existem uma grande variedade de Minas ou condutas de agua. Todas as grandes Quintas senhoriais dispunham de Minas para aproveitamento das águas. Algumas delas são de grande distância. Exemplo disso são as grandes minas da Quinta da Regaleira.

 

Minas da Quinta da Regaleira

As Minas da Quinta da Regaleira são as mais extensas da Serra de Sintra. Algumas delas aproveitam a água das nascentes da Quinta da Fonte Velha situada no extremo oposto da Serra junto da Tapada do Saldanha. Algumas provêm da Tapada de Monserrate, Tapada das Sequoias e Matos Piedade. Estas têm mais de 800 m de cumprimento, algumas têm mais de 1,5 km.

 

Minas do Parque da Pena 

O Parque da Pena também dispõe de um grande número de encanamentos de água. Algumas são de grande beleza natural. Como são quase desconhecidas pela população em geral o seu estado de conservação é muito bom.

Alguns mapas antigos do Almoxarifado da Pena e da Vila de Sintra podem ser consultados no sítio web www.serradesintra.net na secção de mapas antigos de Sintra.

Existe alguma confusão entre Minas e Grutas. As minas servem apenas de aproveitamento de águas. As grutas naturais ou não, têm outros objectivos na sua construção.

 

Na Serra de Sintra

Na Serra de Sintra existem centenas de entradas de minas, algumas até estão devidamente numeradas e catalogadas. De notar que juntamente com as Minas existem sempre umas construções em forma de torre que são os respiradouros. Normalmente têm cerca de 200 ou 300 metros de distância entre cada um.

Na Quinta da Fonte Velha existe o aqueduto da Quinta da Regaleira. Uma obra notável que vale bem a pena visitar. Foi construido com os mesmos materiais e o mesmo tipo de pedra que se pode facilmente identificar nas construções na Regaleira.

Em baixo algumas fotografias das Minas onde se pode facilmente identificar os encanamentos de água. A localização é no Parque da Pena, S. Pedro de Sintra, Vila de Sintra e algumas Quintas Centenárias. Outras fotografias são da zona envolvente da Serra de Sintra.

 

Minas na Serra de SintraMinas na Serra de SintraMinas na Serra de Sintra
   
Grutas de SintraGrutas de SintraGrutas de Sintra
   
Minas na Serra de SintraMinas na Serra de SintraMinas da Serra de Sintra

 

Grutas em Sintra

Na Serra de Sintra e ao redor existem algumas grutas naturais de grande beleza. Algumas são de fácil acesso, outras apenas se pode explorar com conhecimento de escalada e equipamento adequado. Algumas certamente ninguém conhece.

 

Grutas Naturais em Sintra

Estas são algumas das grutas naturais conhecidas em Sintra: Gruta da Assafora, Gruta da Pedra de Alvidrar, Gruta da Falésia, Gruta da Manhosa, Grutas da Praia da Ursa, Gruta de Miramar, Gruta da Arranchada, Gruta da Samarra Norte, Gruta da Adraga. Existem também outras de pequena dimensão no Parque da Pena e zonas envolventes.

 

Gruta da Manhosa

A Gruta da Manhosa fica no litoral atlântico e é a mais bonita de todas as grutas naturais. De muito difícil acesso permanece inalterada durante os séculos da sua existência. Situada a meio da encosta a 50 metros de altitude do nível do mar, apenas é possível o seu acesso com cordas e equipamento adequado.

 

Grutas de SintraGruta de Miramar
Gruta de S. Eufémia da Serra de Sintra  Grutas de Miramar 

                

Mais uma vez referimos, nunca iremos divulgar a localização exacta das Grutas da Vila e Serra de Sintra. Quem se dedica a estas explorações conhecem pelo menos algumas das que referimos.

Queremos este património bem preservado, pelo menos este.

 

Devido à grande coleção de fotografias que temos na nossa posse destes locais, este artigo oportunamente vai ser actualizado.

 

Fotografias de Tiago e Daniel. O seu uso para outros fins não são permitidos sem autorização dos mesmos.

 

 

ARTIGOS RELACIONADOS

O Mistério Das Minas E Subterrâneos Da Serra De Sintra

os-8-locais-mágicos-da-serra-de-Sintra

As 5 Quintas e edificios notáveis em Sintra

Gerês – As 6 Caminhadas do Paraíso

Os 8 Locais Mágicos da Serra de Sintra

As 5 Quintas e edificios notáveis em Sintra