Dificuldade das Caminhadas

 

 

Veja aqui os nossos Graus de dificuldade das Caminhadas 

 

 Andamento – Turismo e Aventura  como o próprio nome indica, somos especializados na realização de Caminhadas . Realizamos Caminhadas com os mais variados graus de dificuldade. Desde os Parques Naturais, Serra de Sintra, Ilha da Madeira, Açores,  Lisboa, Serra do Gerês, Pirinéus, Picos da Europa, etc, todas elas apresentam um grau de dificuldade diferente.

Existem muitas possibilidades de caminhada com algumas variedades de dificuldades, desde caminhadas pequenas que  normalmente realizamos no Parque Natural Sintra Cascais a caminhadas de vários dias como as que fazemos em Alta Montanha.

As nossas classificações do grau de dificuldades das Caminhadas são estimativas subjetivas com base em um conjunto de critérios. Estas destinam-se a ser uma classificação geral para dar aos participantes uma ideia da quantidade de esforço dispensado para percorrer todo o percurso. Atenção que o nível de dificuldade pode variar de pessoa para pessoa.

As nossas Caminhadas não são adequadas para qualquer tipo de fisioterapia ou teste de resistência. Não deve participar de sofrer de algum problema muscular. 

 

As nossas classificações  do Grau de dificuldade das Caminhadas ​dividem-se em 6 níveis de dificuldade.

Fácil, Moderado, Moderado /Difícil, Difícil e Muito Difícil.

 

As classificações de Dificuldade das Caminhadas são calculadas com a combinação dos seguintes 6 critérios:

– Distância do percurso.

– Duração da Caminhada.

– Elevação e altimetria do percurso –  subidas e descidas acentuadas.

– Tipo de terreno e condições do percurso – se o trilho é de montanha, estrada florestal, ou Parque Natural.

– Condições climatéricas.

– Isolamento das rotas e níveis de conforto.

– Peso do equipamento a transportar.
 

Classificação da Dificuldade das Caminhadas

 

Fácil  dificuldade-facil

Não é necessária experiência prévia em Caminhadas. Qualquer pessoa que esteja de boa saúde pode participar sem dificuldade. Normalmente estas caminhadas nao têm declives acentuados, nao são muito distantes e são praticadas a um ritmo lento. Duram cerca de 3 a 4 horas e são as indicadas para principiantes ou para crianças. Tem cerca de 2 paragens de 10 m para comer e descansar.

Exemplo de caminhadas fáceis: Visitas Guiadas a Palácios a vilas .

 

Moderado   dificuldade-moderado

As caminhadas de nível moderado são um pouco mais difíceis que as fáceis. Requer uma boa saúde dos participantes  como todas as outras caminhadas e nao é preciso muita preparação física. Muitas vezes alguns participantes começam nas caminhadas moderadas. Os desníveis sao mais acentuados e a distância a percorrer é maior. 10 km é a distância média nestes percursos e tem a duração de cerca de 4 horas. Tem uma paragem a meio do percurso para snack, hidratar e  descansar.

Exemplo de caminhadas moderadas :  Caminhadas na Serra de Sintra, Lisboa , Tapada Mafra etc.


Moderado /Dificil   dificuldade-moderado-dificil

As caminhadas de nível Moderado/difícil já requer alguma preparação física dos participantes. A diferença entre a moderado e moderado difícil basicamente é o tipo de terreno e os declives serem mais acentuados . O tipo de terreno é pior , normalmente tem pedras soltas e sao mais escorregadios e os declives sao em maior número ,com maior distância e mais acentuados, quer a subir quer a descer. Facilmente uma Caminhada desta característica tem 4 ou 5 horas de duração . A altitude dos percursos destas Caminhadas também poderão ser mais elevadas que as de nível moderado. O equipamento tecnico deve ser levado em conta , nestes percursos um bom calçado de montanha é essencial.

Exemplo de caminhadas moderada/difícil  :  Algumas percursos da Serra do Gerês , Serra de Gredos , Ilha da Madeira, etc.

 

Dificil   dificuldade-dificil

 A este nível recomendamos uma experiência anterior de caminhadas, de preferência com vários quilómetros e uma perfeita condição física. Nestes percursos o terreno é dificil com  encostas ingremes e altitudes elevadas. O clima é muito mais rigoroso e facilmente se atinge temperaturas negativas. A distância a percorrer é maior com cerca de 20 a 30 quilometros dia e duram vários dias. . Nestas caminhadas leva-se a  mochila preparada com alimentação e todo o material necessário para chuva e frio. Bom material de Caminhada é obrigatório.

As nossas Caminhadas militares que são realizadas na Serra de Sintra têm também a classificação de difícil. Apesar de terem  caracteristicas diferentes das mencionadas em cima sao de elevado grau de dificuldade.

Exemplo de caminhada difícil  :  Caminhadas Militares , Serra do Gerês , Serra de Gredos , Picos da Europa , Pirinéus etc.

 

Muito dificil    dificuldade-muito-dificil

Estas sao as Caminhadas mais difíceis que temos. São realizadas em Alta montanha e requerem uma excelente preparação física e uma experiência com material de escalada e progressão em gelo. Nestes percursos so devem participar quem estiver muito habituado a Alta montanha. São caminhadas de 10 , 11 horas ou mais diárias a subir em que os declives são grandes e bastante acentuados. Alguns equipamentos adicionais como o machado de gelo e crampons serão necessários e a prática com esses materiais é obrigatória. Experiência em escalada e Alpinismo é um factor essencial para este tipo de Caminhadas.

 

 Se tiver alguma dúvida da dificuldade das Caminhadas entre em contacto connosco.