Diferenças entre Trekking e Hiking , Alpinismo e Montanhismo.

 

Trekking , hiking , montanhismo e alpinismo sao palavras  frequentemente usadas quase de qualquer maneira sem estarem devidamente contextualizadas. Vamos neste artigo tentar organizar e perceber esses termos utilizados.

 

Trekking e Hiking. Qual é a diferença?

 

A principal diferença entre os dois é que o Hiking  é principalmente uma atividade de lazer que é feita caminhando em trilhas bem definidas e estradas.

 

Exemplos de uma nossa Caminhada – Hiking: Caminhada Praia do Magoito à Praia da Samarra

 

O Trekking é mais rigoroso, é uma atividade mais desafiadora. Ele testa a habilidade física, resistência e até mesmo a nossa capacidade mental e psicológica.

 

Exemplos de um nosso Trekking: Caminhada–Expedição–Ilha da Madeira

 

 

Montanhismo e Alpinismo. Qual a diferença?

 

O Montanhismo . Num contexto desportivo, o montanhismo designa a prática de toda a actividade de marcha em condições de média montanha, ou seja até 2500 m. O objectivo do montanhismo basicamente é o de atingir o cume, o ponto mais alto de uma determinada montanha.

 

 
O Alpinismo é uma prática desportiva realizada em Alta Montanha (+ 2500m ). O Seu nome deriva da prática de escalar os picos mais altos dos Alpes .

 

É dos desportos mais exigentes que existe. Exige uma muito boa condição física e equipamento de montanha apropriado. É baseado em diferentes técnicas de progressão como escalada em rocha , progressão em neve etc.

 

Como o Montanhismo o objectivo é também atingir o cume da Montanha. 

 

Podemos considerar que estas actividades sao semelhantes mas são praticadas em altitudes diferentes.
 

 

Trekking-e-Hiking-Andamento-Turismo-Aventura

Trekking na Serra do Geres 

 

Trekking e Hiking – Definição

 

Hiking: o dicionário  define Hiking como uma longa caminhada especialmente para prazer ou exercício.

Trekking: o dicionário define Trekking como uma caminhada longa e difícil por terrenos acidentados e montanhosos feita com o intuito recreativo.

 

As principais diferenças entre os dois estão no tipo de terreno percorrido , na distância realizada , no tempo que demora a actividade , no equipamento que se leva e no esforço físico dispensado para a realização da actividade. 
 
 

Tipo de Terreno : 

 

Hiking – na maioria dos casos estas caminhadas envolvem um percurso definido ou uma trilha estabelecida. Um bom exemplo são os Trilhos definidos pelos Parques Naturais , os famosos PR´S ( Percursos de Pequena Rota ).

 

Trekking: No Trekking geralmente envolve caminhar de um objectivo A para o objectivo B . Para lá chegar muitas vezes se percorre montes e vales por caminhos não demarcados através de vários tipos de terreno.

 

Na actividade Hiking podemos caminhar num percurso de montanha, mas enquanto no trekking vamos provavelmente subir a montanha, possivelmente por um caminho novo não definido. 

 

Distância:

 

No Hiking na maioria dos casos há uma distância definida para o percurso. A maior parte das vezes seguimos um trilho já definido com a informação das distâncias totais . Por norma não ultrapassam os 10 quilômetros.

 

No Trekking geralmente envolve muito mais aventura , sem limites de distância e sem caminhos definidos. Pode-se sair do trilho para subir uma montanha , para ver uma cascata etc. Na actividade de trekking normalmente anda-se cerca de 15, 20 Km  ou mais.
 
 trekking e hiking

 

Duração:

No Hiking temos um horário determinado para o percurso. Sabemos que começamos numa determinada hora e acabamos mais ou menos a determinada hora. É uma actividade com um tempo previsto para a sua conclusão. Normalmente não ultrapassa as 4 horas de actividade.

 

Nas nossas caminhadas referimos sempre o horário de início e horário previsto do final.
No Trekking  o tempo é muito relativo , podemos combinar uma hora inicial mas normalmente não ha horas para acabar , não está definido o horário final do percurso. O Trekking normalmente é mais demorado devido ao terreno ser mais acidentado.
Na actividade Trekking pode durar vários dias , pode-se caminhar de dia e de noite e pernoitar em qualquer abrigo de montanha.
Um bom exemplo é a nossa actividade – Super trekking na Serra do Gerês que realizamos todos os anos.
 
Na prática de Montanhismo não existe duração bem definida. Por norma ataca-se os cumes logo bem cedo pela manhã e a sua concretização muito depende da condição física de cada um.
 
No Alpinismo aplica-se o mesmo , depende muito da condição física de cada participante. Para segurança de todos temos que ter atenção que haverá sempre um limite temporal para depois da subida ao cume, começar a realizar a descida em segurança.
 
 

Equipamento:

No Hiking leva-se uma mochila não muito grande com capacidade de 10 a 20 litros , ténis ou botas de caminhada , uma garrafa de água e um pequeno snack para comer . Não é preciso muito mais visto que temos toda a informação disponível sobre a actividade.
 
No Trekking leva-se basicamente o mesmo equipamento de que para um Hiking mas com algumas diferenças. A mochila tem capacidade mínima de 40 litros , umas boas botas de caminhada são obrigatórias.  leva-se comida suficiente para vários dias , saco cama , faca de mato, manta de sobrevivencia , cordas , bussola e estojo de primeiros socorros.
O vestuário é mais tecnico evitando a roupa de algodão dando preferência a roupa sintética. Um cantil para a água  com capacidade mínima de 1 Litro , mapa topográfico tipo carta militar ou gps, enfim todo o material que cada um achar essencial para a actividade.
 
No Montanhismo o equipamento a levar é semelhante ao de Trekking . Algumas alterações ao equipamento são efectuadas para tornar a mochila mais leve quando se faz o ataque ao cume. Ter sempre em atenção que a temperatura é bastante mais fria nos cumes .
 
No Alpinismo como é uma actividade que muitas vezes o nosso corpo e condição física é levada ao extremo. Precisamos de equipamento para sobrevivência em locais bastante hostis com temperaturas negativas. Esse equipamento é bastante mais caro e tem obrigatoriamente uma qualidade bastante elevada.
Mochila de 60 ou 70 litros , botas de neve , saco cama de penas com temperatura confortável a – 20 graus , tenda de alta montanha. Cordas , crampons , piolets , óculos com filtro glaciar, vestuário próprio para temperaturas negativas , etc.
 
Pode consultar aqui algumas recomendações sobre equipamento a usar nas nossas caminhadas neste link: Equipamento e Conselhos úteis nas Caminhadas .

 

trekking e hiking.

 

Esforço físico

No Hiking dependendo do percurso que se escolher normalmente nunca é muito difícil e é acessível para toda a gente. Não existem muitos declives acentuados e o terreno é normalmente sem dificuldades e obstáculos de maior.

 

No Trekking é sempre uma variável , pode ser facil num determinado momento mas a seguir pode ser muito difícil.

O terreno pode apresentar muitos obstáculos , pedras soltas , árvores caídas , ribeiros para atravessar , a vegetação pode ser mais compacta por não haver um trilho definido , os declives podem ser bastante acentuados etc.

 

Na actividade trekking ter boa condição física é um requisito essencial. No final da caminhada na hora de parar para pernoitar normalmente estamos cansados com dor nas pernas e nos pés.
 
No Montanhismo e Alpinismo o esforço físico é bastante elevado , uma boa condição física e uma prática de desporto regular é essencial para o exercício desta actividade.
No alpinismo acresce ainda a dificuldade da altitude.
Nos Himalaias apenas uma pequena minoria de homens e mulheres conseguem atingir os cumes mais altos do planeta com sucesso. Acima dos 8000 metros, chamada a zona da morte , apenas um nº muito reduzido consegue faze-lo sem uso de oxigénio artificial.
O nosso compatriota João Garcia foi até hoje o único portugues a consegui-lo e a 10ª pessoa no mundo a conseguir com sucesso escalar o cume das 14 montanhas mais altas do planeta sem uso de oxigénio artificial e carregadores de altitude.

A espanhola Edurne Pasaban foi também a primeira mulher na história a conseguir tal proeza . Estes feitos incríveis são sem dúvida um exemplo para todos de superação e esforço físico sendo também uma conquista enorme para a humanidade.

 

 

Segurança:

 

No Hiking praticamente não existe perigo nenhum. Os trilhos estão bem marcados , normalmente não nos distanciamos das localidades e o risco de lesão é muito reduzida. Qualquer problema que se verifique rapidamente sera prestado auxilio.

 

 
No Trekking a probabilidade de acidente é ligeiramente maior uma vez que os trilhos não estão definidos e têm mais obstáculos. A ajuda em caso de acidente poderá ser mais complicada uma vez que a distância até um ponto de recolha pode ser grande e demorada.
Note-se o elevado numero de pedidos de ajuda que ano após ano acontece em Portugal no Parque Nacional Peneda Gerês .Os participantes ou se perdem , ou não possuem equipamento adequado.
Para qualquer actividade na montanha antes de  a iniciarmos , temos que observar atentamente as condições atmosféricas e muitas vezes isso não é tido em conta.

No montanhismo a alpinismo se não os fizermos em completa segurança existe um risco real de queda muitas vezes fatal ,  podemos entrar em hipotermia . Existe também a possibilidade de muito rapidamente ficarmos com má visibilidade devido ao nevoeiro , a exaustão é frequente etc.

 

No montanhismo e Alpinismo devemos ter em conta todos os mecanismos de segurança e aplicá-los sem exceção.
Em alta montanha a destreza de cada um, a sua capacidade de superação e as suas habilidades de sobrevivência, podem em muitos casos fazer a diferença entre a vida e a morte.
 trekking e hiking-nepal