As melhores Caminhadas da Serra de Sintra

 

A Vila de Sintra faz parte do território do Parque Natural Sintra Cascais. Juntamente com a Serra de Sintra constituem um dos mais belos locais em Portugal. O Monte da Lua sempre cheio de magia e encantamento faz as maravilhas de todos os que a visitam e realizam as Caminhadas da Serra de Sintra.

Frequentada habitualmente por milhares de turistas que alegremente passeiam nos seus monumentos gloriosos duma época brilhante da nossa História. as melhores .

Como é habitual na Vila e Serra de Sintra realizamos vários tipos de actividades. Desde caminhadas por todos o território desde a Serra até ao Cabo da Roca , passando pelos píncaros da Serra , Cruz Alta , Alto do monge , Santuário da Peninha.

Outras pelas Praias da Ursa , Praia da Adraga , Praia do Magoito , Praia da Samarra . Praia da Vigia , às grutas da Manhosa e Gruta da Loba.

Às visitas guiadas com Historiador aos Palácio de Sintra , Palácio da  Pena , Palácio de Monserrate , Convento dos Capuchos , Palácio de Queluz , quer a diversas outras actividades que desenvolvemos como sobrevivência , orientação em Montanha , grandes rotas e travessias e diversos programas culturais.

Para inscrições nas as visitas guiadas podem consultar na nossa página para mais informação .

As Caminhadas e Visitas Guiadas 

Desde o ano de 2010 que organizamos semanalmente caminhadas organizadas na Serra de Sintra. Realizamos desde as mais fáceis até às grandes caminhadas Trekking –  as travessias da Serra.

Somos uma empresa de Caminhadas e de Turismo Aventura com sede em Sintra . Se desejar realizar alguma destes Eventos não perca mais tempo , envie-nos uma mensagem , peça-nos um orçamento que nós organizamos tudo.

Estes são apenas alguns exemplos das Caminhadas da Serra de Sintra que podemos realizar . Existem também outras de enorme beleza que não estão aqui mencionadas.

 

Conheça aqui algumas das melhores Caminhadas da Serra de Sintra 

 

Caminhadas da Serra de Sintra
Caminhadas da Serra de Sintra – Cabo da Roca :

 

É a caminhada mais ocidental do Continente Europeu . A vertente Norte tem início no Cabo da Roca e tem passagem pelas maravilhosas Praias da Ursa e praia da Adraga. 

Desde as arribas pode-se ver a Praia da Aroeira , A Pedra de Alvidrar , a Praia do Cavalo e a Praia do Caneiro .  O Magnífico Fojo da Adraga e a ponta da Batureira são passagens obrigatórias.

A Praia da Ursa tem uma descida um pouco complicada para quem não está habituado a fazer Caminhadas mais exigentes , contudo nem sempre se pode visitar devido às restrições do Parque natural Sintra Cascais.

Conforme dito anteriormente a Praia do Caneiro e Praia do Cavalo apenas é possível visitar quem estiver muito habituado a caminhadas em falésias. Normalmente apenas é utilizado por pescadores mais experientes porque o seu acesso é muito perigoso .

O Cabo da Roca e as Falésias

Para quem estiver mais em forma e não tiver vertigens pode realizar a vertente Sul do Cabo da Roca até ao Guincho. A caminhada é principalmente sempre pelas falésias e é de uma beleza deslumbrante. Ainda mais é considerada a falésia mais bonita de Portugal.

Do Cabo da Roca pode-se realizar o percurso sempre pela costa com descida às praias rochosas e desertas da Enseada de Assentiz , assim como pela Praia do Louriçal , Arribas Direitas , Greta , Guincho Velho ( porto do Touro ) e Praia da Grota.

Um dos locais de extrema beleza é a Ponta do Rebolo e o Forte do Espinhaço . Locais de contemplação da paisagem rochosa sobre o atlântico. Mais informações sobre as Praias de Sintra no site : Serra de Sintra

 

Caminhadas da Serra de Sintra
Caminhadas da Serra de Sintra – Cruz Alta no Parque da Pena

O denominado sítio da Cruz Alta é o ponto mais elevado do Sistema montanhoso da Serra de Sintra. Com 529 metros de Altitude inegavelmente tem uma vista fenomenal sobre o Palácio da Pena e toda a Serra de Sintra.

É encimado por uma cruz de recente fabrico que veio substituir outras desde os longínquos anos de 1800 que foram destruídas por relâmpagos.

Para visitarmos a Cruz Alta temos de obrigatoriamente entrar no Parque da Pena , para quem não for munícipe de Sintra terá que adquirir o ingresso de entrada com o valor de 8 € 

O Parque da Pena em Sintra é um dos locais mais bonitos do Mundo e dizemos isto sem exageros . Contém todavia uma magnífica vegetação arbórea dos 4 cantos do Mundo.

O Parque da Pena de D. Fernando II 

Pensado e Implantado pelo seu criador o Rei D. Fernando II constitui um impressionante aglomerado das mais raras espécies de plantas e árvores espalhadas pelo parque em locais específicos .

No Parque da Pena é visita obrigatória além do incontornável e sempre majestoso Palácio da Pena , o Templo das Colunas , a mesa da Rainha , a estátua do Guerreiro , o trono da Rainha com magnífica vista privilegiada sobre o Palácio da Pena , a Gruta do Monge , o Picadeiro , a Capela Manuelina e a Fonte dos Passarinhos

Ainda o vale dos grandes Lagos ,a Tuia gigante , a Feteira da Rainha , a Abegoaria , as Estufas , o Chalet da Condessa , o alto do Chá , o jardim da Condessa e muito muito mais que se pode encontrar acima de tudo aqui neste pequeno paraíso que é o Parque da Pena.

 

 Caminhadas

Caminhadas da Serra de Sintra – Alto do Monge

O Alto do Monge é o terceiro ponto mais elevado da Serra de Sintra. Além disso com os seus 491 metros de altitude é composto por 3 marcos geodésicos , 2 muito antigos de 3ª escala ou 3º grau e o mais recente de 1ª escala ou 1º grau.

Junto aos marcos geodésicos encontra-se uma antiga sepultura chamada Tholos do Monge.Este é uma sepultura colectiva construída no período Calcolítico ( idade do cobre ) e reutilizado na Idade do Bronze . 

Actualmente está muito danificada devido a falta de cuidado dos que ali circulam e falta de investimento por parte da autarquia de Sintra. E que bem que merecia .

A sepultura está orientada a norte e aproveita uma depressão natural do granito. Devido ao aparecimento de espécies invasoras já não é possível ter uma perspectiva de 360 graus ao seu redor.

O Alto da Memória

Um pouco mais abaixo do Tholos do Monge fica o denominado Alto da Memória , nome dado pelos Bombeiros e população em homenagem aos 25  soldados do Regimento de Infantaria de Queluz combatentes parecidos no terrível incêndio de 1966 que no entanto dizimou grande parte da Serra de Sintra.

Para os mais destemidos podem subir aos Calhaus do Monge que ficam posicionados a Sul do Alto da Memória. Tem uma vista privilegiada para a vertente Sul e Este de toda a Serra até ao Cabo Espichel.

Outros pontos de interesse é o lindíssimo bosque dos Cedros muitas vezes apelidado do bosque encantado , os Calhaus dos Corvos e os Picotos. Os calhaus dos Corvos é o 2º ponto mais alto da Serra de Sintra com 497 metros.

O Alto dos Picotos tem um marco geodésico de 3ª escala e marca 475 metros.

Para serem visitados é necessário autorização dos proprietários uma vez que estão em propriedade privada.

O início ideal para esta caminhada é no Quinhentista Convento dos Capuchos um local mágico de contemplação e silêncio único no coração da Serra de Sintra.

O convento dos Capuchos ou da Cortiça actualmente está sobre gestão da Parques de Sintra Monte das Lua e por conseguinte a sua visita é paga.

 

Caminhadas da Serra de Sintra

Caminhadas da Serra de Sintra – Santuário da Peninha

Situado no extremo oeste da Serra de Sintra o Santuário da Peninha ergue-se no alto da colina com os seus 449 metros . Proporciona uma paisagem de cortar a respiração sobre todo o oceano atlântico desde as ilhas das Berlengas até ao Cabo Espichel.

Do lado do Mar vemos a Praia do Guincho e o farol do Cabo da Roca, mais para norte a Praia da Ursa ,a praia das macas e ao longe toda a costa da Ericeira. Nos dias com atmosfera limpa é possível observar as ilhas das Berlengas.

O Santuário da Peninha em Sintra 

O Santuário possui um caminho que possibilita andar ao seu redor quase na sua totalidade. Pode-se facilmente observar o palácio da Pena deste lugar.

Ao redor do Santuário temos a antiquíssima capela de S. Saturnino  datada da constituição de Portugal , um pouco mais abaixo , a água fresca e cristalina que brota da Fonte dos Romeiros.

Do lado Oeste um frondoso bosque de cedros centenários e do lado Este junto do parque das Merendas ,estão as aglomerações rochosas dos Píncaros Novos e Píncaros Velhos ,aglomerações rochosas de difícil subida .

Junto da estrada principal está as Pedras irmãs e a fonte das Pedras irmãs.

Relativamente perto do Santuário da Peninha está o Penedo de Adrenunes , formação rochosa muito curiosa que alguns erradamente chamam de Anta .

Este penedo de fácil acesso ao topo, tem uma paisagem deslumbrante que vale bem a pena ser visitado. É encimado pelos vestígios de um marco geodésico de 3ª escala.

 

Caminhadas da Serra de Sintra – da Barragem à Pedra Amarela

Este percurso tem início na albufeira da Barragem do Rio da Mula no Concelho de Cascais.Pode facilmente para quem conhece o terreno percorrer vários tipos de percursos até ao mirante da Pedra Amarela.

No nosso entender e experiência, o mais agradável será percorrer quase a totalidade da albufeira pela estrada florestal a Oeste até ao acampamento base da Pedra Amarela . 

O Acampamento base da Pedra Amarela é um conjunto de estruturas  e equipamentos realizadas pelos escuteiros para acampamento . Junto a estes existe uma estrutura muito bem organizada pela Cascais Ambiente que possibilita a realização de arvorismo para todas as idades.

No percurso até a Pedra Amarela é passagem obrigatória pelo Monte do Silêncio , pela Piscina do Conde e um pouco mais acima , pelos Penedos do Alvante. Estes Penedos como o Monte do Silêncio são de fácil subida e proporcionam uma vista fantástica sobre o oceano  até ao cabo Espichel.

A Pedra Amarela 

Chegados à Pedra Amarela subimos o Marco geodésico de 3ª escala para ver a principalmente a paisagem. Da Peninha ao Palácio da Pena , da ponte 25 Abril e Cristo Rei , da Quinta da Penha Longa ao Autódromo do Estoril , de Cascais à Praia do Guincho, são as perspectivas que se podem observar deste mirante com 408 metros de altitude.

O regresso à barragem pelo caminho da Ribeira da Mula é uma excelente opção sobretudo para os mais experientes em caminhadas na Serra de Sintra.

 

Informações
Reservas para Grupos