Caminhadas na Serra de Sintra 

 

A Serra de Sintra 

 

A Serra de Sintra  outrora apelidada de Monte da Lua é uma serra dos concelhos de Sintra e Cascais e situa-se entre a planície da terra Saloia e o Mar . Constituída por um maciço granítico de pouca altitude , mede cerca de 10 quilómetros de leste a oeste e aproximadamente 5 km de largura, tendo o seu maior pico uma altitude de 529 metros, na Cruz Alta.

A Serra de Sintra está integrada no Parque Natural de Sintra-Cascais‎. Possui uma fauna riquíssima e aqui se encontram por entre carvalhos, sobreiros e pinheiros-mansos : raposas, ginetas, toupeiras, salamandras, o falcão peregrino, a víbora e diversas espécies de répteis escamados.

A Serra de Sintra é por muitos considerado como um local místico,  mágico , energético e astral  já de tempos remotos, também associada ao seu microclima que a envolve de brumas.

Considerada a Serra do Romantismo, é procurada por muitos visitantes que inevitavelmente por ela se apaixonam, possuindo enormes riquezas naturais, monumentais, culturais e artísticas.  A grande riqueza do ecossistema e o brumoso véu de romantismo que o envolvem foram cantados pelos poetas em inúmeras ocasiões, particularmente por Gil Vicente, Camões (Os Lusíadas), Southey e Byron (Childe Harold).
A beleza única da sua paisagem cultural está classificada como Património Mundial pela UNESCO, sendo mesmo a única no mundo com esta classificação.

É na Serra de Sintra que se localizam: o Castelo dos Mouros, o Palácio da Pena, o Convento dos Capuchos, o Palácio Nacional de Sintra, o Palácio de Monserrate , o Palácio de Seteais e a Quinta da Regaleira.

 

Caminhadas na Serra de Sintra  – Percursos Pedestres

 Na Serra de Sintra podemos facilmente desenhar vários percursos pedestres 

 

​Percurso do Palácio e Parque da Pena.

O Palácio da Pena como todos sabem é um dos palácios mais bonitos do Mundo . Mandado construir em 1840 pelo Rei D. Fernando II aproveita as ruínas do antigo convento da Pena e cria ao seu belo esplendor o Palácio . Também manda plantar um magnífico jardim – o Parque da Pena.

​Pontos de interesse  :  Palácio da Pena , Vale dos Lagos , Cruz Alta , Chalet da Condessa , Abegoaria , Estufa , Feteira da Rainha , Mirante D. Amélia , estátua do Guerreiro da Pena,  Tuia gigante , Pateira , Fonte dos Passarinhos etc.
​Este percurso é possivelmente o mais bonito das caminhadas na serra de sintra​.​​

Dificuldade – Fácil – Moderado.
​Duração : cerca de 5 horas com visita ao Palácio.
Início e Fim : Portão do Parque da Pena.
 

​Percurso Pedestre da Vila de Sintra 

A pitoresca Vila de Sintra é a capital do romantismo em portugal. Cheia de recantos escondidos entre Palácios e casas senhoriais a vila de Sintra proporciona uma Caminhada belíssima cheia de aromas e jardins encantados.

​Pontos de interesse : Palácio da Vila de Sintra , Igreja de S. Martinho , Fonte da Pipa , Palácio de Seteais , Quinta da Regaleira , Cascata dos Pisões , Volta do Duche , Palácio Valenças , Parque da Liberdade , Parque das Merendas , Parque dos Castanheiros , Igreja S. Maria , Jardim da Vigia etc.

Dificuldade : Moderado com algumas subidas acentuadas.
​Duração : cerca de 4 Horas.
​Início e Fim : Palácio da Vila de Sintra.

Caminhadas na Serra de Sintra Castelo dos mouros 

Percurso  do Castelo dos Mouros

​​O Castelo dos Mouros em Sintra de provável fundação muçulmana, data do século IX, remontando ao período do domínio islâmico e às conquistas de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. Dispoe das melhores vistas sobre toda a Vila de Sintra e sobre o Oceano Atlântico.

Pontos de interesse : Caminho da Muralha do Castelo dos Mouros , Torre Real , Cisterna ,  Igreja de S, Pedro de Canaferrim , Igreja de S. Maria , Capela de S. Eufémia da Serra , Mirante de S. Eufémia , Igreja de S. Pedro , Monte Sereno , Fonte de S. Pedro.
Nas Caminhadas na Serra de Sintra para este percurso a visita ao interior do Castelo é facultativo.

Dificuldade : Moderado com algumas subidas acentuadas.
​Duração : cerca de 4 Horas.
​Início e Fim : largo D. Fernando II  – Feira de S. Pedro de Sintra​

Caminhadas na serra de sintra – Percursos Pedestres​​ na Serra de Sintra:

 

​Percurso Pedestre da Barragem do Rio da Mula 

Barragem projectada em 1963 pelo eng.º Ressago Garcia e construída pela Câmara Municipal de Cascais  em 1969, com o objectivo de abastecimento de água ao Concelho. Apresenta um muro de suporte de 18m de Altura e 192m de Largura, tem uma área inundada de 45000m2 e capacidade de armazenar 230000m3 de água.​ É a única barragem do distrito de Lisboa.

​Pontos de interesse : Albufeira da barragem , Monte do Silêncio , Pedra Amarela , penedos do Alvante , Casa das Matas Nacionais , trilho das Pontes.

Dificuldade : Moderado com algumas subidas .
​Duração : cerca de 4 Horas.
​Início e Fim : Barragem do Rio da Mula

 

Caminhadas Serra de Sintra Convento dos Capuchos

​Percurso Pedestre do Convento dos Capuchos​

O Convento dos Capuchos, também conhecido como Convento da Cortiça foi fundado em 1560 por D. Álvaro de Castro, conselheiro de Estado do rei D. Sebastião, 
Foi Implantado na serra de Sintra entre cerrados arvoredos e elementos rochosos, no Convento de Santa Cruz dos Capuchos,  havia água de nascentes naturais além do fundamental silêncio rústico.​
Nas caminhadas na Serra de Sintra este percurso nao inclue a visita ao Convento, com visita acrescentamos  mais uma hora.

Pontos de interesse : Convento dos Capuchos , Tapada D. Fernando , Alto das 3 Cruzes , Alto da Memória , Calhaus do Monge , Tholos do Monge , Casa de Algures , Fonte da Urca , Mirante da Urca.

Dificuldade : Moderado com algumas subidas .
​Duração : cerca de 4 Horas.
​Início e Fim : Convento dos Capuchos – Serra de Sintra
 

​Nas caminhadas na Serra de Sintra  existe uma larga possibilidade de fazer vários percursos pedestres , estes descritos anteriormente sao apenas alguns exemplos .

Facilmente se pode trocar o destino no meio do percurso por outro qualquer . Muitas Caminhadas podem ser realizadas em free style – sem percurso definido.

​Tendo em conta que muita gente não conhece a Serra normalmente o início  das nossas caminhadas na serra de sintra é onde existe uma maior possibilidade de estacionamento e maior  facilidade de localização do ponto de encontro.

 

Nas nossas Caminhadas deverá ter em sempre em conta o grau de dificuldade bem como o equipamento e as nossas normas de boa conduta e segurança das Caminhadas..