A carregar Eventos

Visita Guiada Castelo Almourol e Convento de Cristo

 

No domingo dia 29 de Setembro vamos realizar a 1ª grande rota dos Templários em Tomar. O Convento de Cristo e o Castelo de Almourol numa visita guiada pelo historiador João Rodil.

Com inicio no monumental Convento de Cristo – Património Mundial da UNESCO onde o iremos visitar logo pela manhã vamos percorrer o Castelo Medieval , a Charola Templária, os Claustros quatrocentistas, a Igreja Manuelina e o Convento Renascentista.

De tarde iremos de barco desde Tancos até ao belíssimo Castelo de Almourol , um dos grandes ícones dos Cavaleiros da Ordem dos Templários.

 

O CONVENTO DE CRISTO :

Em 1983 a UNESCO declarou monumento “Património da Humanidade” uma jóia ímpar da história do Ocidente: o Castelo Templário e Convento dos Cavaleiros de Cristo de Tomar. Construído sobre um lugar de culto romano, este vasto conjunto monumental fala-nos de sete séculos da história de Portugal e de grandes momentos da história do Ocidente

A sua construção do Convento de Cristo começa com o castelo templário, obra de vanguarda da arquitectura militar medieval (sécs. XII-XIII). Da mesma época é a construção da Charola, românica, inspirada na Igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém e que assumia a dupla função de oratório e de atalaia militar.

 

O CASTELO DE ALMOUROL:

Erguido num afloramento de granito a 18 metros acima do nível das águas, numa pequena ilha de 310 metros de comprimento por 75 metros de largura, no médio curso do rio Tejo, um pouco abaixo da sua confluência com o rio Zêzere,
À época da Reconquista integrava a chamada Linha do Tejo, actual Região de Turismo dos Templários.

Constitui um dos exemplos mais representativos da arquitectura militar da época, evocando simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários, associação que lhe reforça a aura de mistério e romantismo.

 

PROGRAMA:

Convento de Cristo
09.00 Horas – Ponto de encontro junto da cafetaria no largo do Convento.
Coordenadas :39.603939, -8.417689
09.20 Horas – Entrada e inicio da vista ao Convento de Cristo
13.00 Horas – Final da Visita ao Convento Cristo

Almoço livre

Castelo de Almourol
14.30 Horas – Ponto de encontro junto do Cais de Tancos
Av Cais de Tancos
Coordenadas : 39.458830, -8.398719
14.45 Horas – Inicio da Visita Castelo de Almourol.
17.00 Horas – Final da Vista.

 

PREÇO:

22 € por pessoa
Inclui :
Visitas comentadas pelo Historiador João Rodil
Entrada no Convento de Cristo
Deslocação de barco desde Tancos até ao Castelo de Almourol
Entrada Castelo de Almourol
Seguros obrigatórios nas visitas

 

INSCRIÇÕES:

Para efeitos de inscrição / seguro todos os participantes devem enviar no email : nome completo , data de nascimento, contacto telefónico .
Aquando da inscrição será enviado método de pagamento

► geral@andamento.pt

Info-line :914175398

 

 

ANDAMENTO – TURISMO AVENTURA
Empresa registada no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística RNAAT com Alvará 470/2014 para actividades de Turismo de Natureza em Áreas Protegidas.
https://andamento.pt/