A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Roteiro Queirosiano na Vila de Sintra

 

No dia 03 de Junho a Andamento Turismo e Aventura vai realizar um passeio Histórico na Vila de Sintra de Eça de Queiroz com o Historiador Sintrense João Rodil.

A 16 de Agosto de 1900, falecia em Paris José Maria Eça de Queiroz, um dos mais notáveis escritores da Literatura Portuguesa e o romancista maior do século XIX.

A sua ligação a Sintra, que começa ainda na juventude, tornar-se-á cada vez mais intensa ao longo da vida, tendo o escritor espelhado essa admiração a esta vila e seu termo em praticamente toda a sua obra.

 

Roteiro Queirosiano na Vila de Sintra – As Obras

Grandes romances como Os Maias, O Primo Basílio, A Capital, A Tragédia da Rua das Flores, em que Sintra é palco fundamental da acção e espaço caracterizador onde se movimentam e se fundem os personagens; ou em novelas como O Conde de Abranhos, Alves & Cia.

A Correspondência de Fradique Mendes, são apenas alguns exemplos de obras Queirosianas em que os cenários de Sintra estão sempre presentes.

A todos estes livros, acrescem ainda as referências sintrenses e colarenses em A Ilustre Casa de Ramires, O Crime do Padre Amaro, A Relíquia, ou ao longo de toda a sua vasta correspondência.

 

Eça de Queiroz em Sintra

Para além da sua obra pessoal, ainda Sintra mereceu rasgada atenção de Eça de Queiroz nas obras que escreveu a meias com Ramalho Ortigão, como são os casos de O Mistério da Estrada de Sintra e a sua colaboração em As Farpas.

 

Sintra tem uma dívida de gratidão para com o grande romancista, não só por ter escrito algumas das mais belas páginas da nossa literatura a seu respeito mas também, por ter sido um divulgador incansável e eterno das belezas de Sintra.

 

João Rodil

Investigador na área de história, etnografia e literatura, com obras publicadas sobre a história da região de Sintra, é o autor entre outros de “Serra, luas e Literatura” e “Sintra na obra de Eça de Queirós”.

Foi antigo director do Jornal de Sintra, é vice presidente da Alagamares, é fundador da Liga dos Amigos dos Capuchos, além disso desenvolve outras actividades na área cívica e cultural.

 

 

Detalhes do Roteiro Queirosiano na Vila de Sintra

•Dificuldade : fácil .

 

PONTO DE ENCONTRO

• Palácio Nacional de Sintra 09.45 ( junto do Quiosque de madeira)
• Coordenadas : 38.797291, -9.390564

 

INFORMAÇÕES e PREÇOS

• Visita guiada : 10 € por pessoa.

 


INSCRIÇÕES

•Para efeitos de inscrição / seguro todos os participantes enviar e-mail com :
nome completo /data de nascimento e contacto telefónico para :

► geral@andamento.pt

•Info-line :914175398

 

Andamento – Turismo Aventura

• Empresa registada no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística RNAAT com Alvará 470/2014 para actividades de Turismo de Natureza em áreas protegidas e Parques Naturais.

https://andamento.pt