A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Travessia da Ilha da Madeira – Levadas, Pico Ruivo e Pico Areeiro

 

O desafio que vos propomos é fazer a travessia da Ilha da Madeira de uma ponta a outra em regime de autossuficiência durante 6 dias usando para o efeito, as levadas, veredas e alguns trilhos menos conhecidos.
Esta é uma experiência que fica para a vida.

Vamos percorrer grande parte de todas as levadas e vamos subir ao Pico Ruivo e ao Pico do Areeiro.

O Evento está esgotado e as inscrições estão encerradas.

Ilha da Madeira

A ilha da Madeira é a principal ilha do arquipélago da Madeira, situado no oceano Atlântico, a sudoeste da costa portuguesa. Constitui, conjuntamente com Porto Santo, Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens, o arquipélago da Madeira e a Região Autónoma da Madeira, que tem como capital a cidade do Funchal. A Ilha da Madeira possui origem vulcânica, 742,4 km², extensa flora exótica e o seu clima é subtropical.

A ilha é muito montanhosa, com profundos vales incrustados entre os picos mais altos e falésias na maior extensão da costa, que totaliza cerca de 160 km de extensão. A altitude média é de 1371,6 m, sendo os pontos mais elevados o Pico Ruivo (1862 m) e o Pico das Torres (1853 m). As praias de areia fina são raras. O extremo leste, chamado Ponta de São Lourenço forma um cabo alongado e relativamente pouco elevado que se prolonga até dois ilhéus próximos. Na costa sul, a oeste do Funchal, situa-se o cabo Girão, uma das mais altas falésias do mundo.

Floresta Laurissilva 

A Laurissilva, floresta que cobria a ilha antes da colonização foi quase inteiramente queimada pelos primeiros colonos, e apenas alguns hectares nos vales a norte da ilha se preservaram. Foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO em 1999. A floresta actual contém espécies endémicas e também plantas trazidas pelos colonos, além de variedades tropicais cultivadas, como a banana e o maracujá, entre outros.

 

Pico Ruivo

O Pico Ruivo na ilha da Madeira, é, com os seus 1862 metros de altitude, a terceira montanha mais alta de Portugal (depois da Ponta do Pico, nos Açores, e da Serra da Estrela, em Portugal Continental), e a mais alta do arquipélago da Madeira.

 

Pico do Areeiro

O Pico do Areeiro é um pico situado na ilha da Madeira. Com 1818 metros de altitude, é o terceiro pico mais alto da ilha, depois do Pico Ruivo (1861 m) e do Pico das Torres (1851 m).  Nas imediações do cume encontra-se a Estação de Radar n.º 4 da Força Aérea Portuguesa.

A partir do Pico do Areeiro iremos fazer um caminho pedestre que comunica com o Pico Ruivo. O percurso demora três horas a ser feito e atravessa vários túneis escavados nas montanhas. 

 

Levadas da Madeira 

Na ilha da Madeira, a origem das levadas deveu-se à necessidade de trazer grandes quantidades de água das vertentes orientadas a norte, onde abunda, para o lado sul da ilha, de mais fácil habitação e onde se situaram desde sempre a maioria das plantações, nomeadamente de cana-de-açúcar.

As levadas começaram a ser construídas no século XVI, e as mais recentes datam da década de 1940, fornecendo água para centrais hidroeléctricas e também para fins de irrigação.

 

DADOS TÉCNICOS 

Dificuldade: Elevada
Horário de encontro: 09:00 horas
Horário final: 23:30 Horas

 

EQUIPAMENTO:

A listagem completa do equipamento e outras informações serão enviados aquando da inscrição na actividade.

 

PONTO DE ENCONTRO

Aeroporto da Madeira 

 

INFORMAÇÕES e PREÇOS

Inscrições encerradas 

 

 

SUGESTÕES

Tendo em vista a segurança de todos os participantes nas Caminhadas aconselhamos uma leitura cuidada e atenta do seguinte:

1 – normas de segurança das nossas Caminhadas 

2 – equipamento técnico 

3 – graus de dificuldade 

 

 

ANDAMENTO – TURISMO AVENTURA
Empresa registada no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística RNAAT com Alvará 470/2014 para actividades de Turismo de Natureza em áreas protegidas.
https://andamento.pt

Go to Top