A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Caminhada pelo Santuário da Peninha  e Penedo de Adrenunes

O Grupo Andamento – Caminhadas Aventura , tem o prazer de vos convidar para uma Caminhada onde vamos passar pelo Santuário da Peninha, Ermida de S. Saturnino , depois seguimos pela Floresta até o Penedo de Adrenunes , seguimos pela encosta do Calhau dos Corvos , Pedras Irmãs , Trilho dos Cogumelos , Mirante da encosta do Vento da Malveira , Fonte dos Romeiros e regressamos ao ponto de Início o parque de estacionamento do Santuário da Peninha .

 

O Santuário da Peninha

localiza-se no extremo oeste da Serra de Sintra,sobranceiro ao cabo da Roca. Local de magia e contemplação, evidência permanência e influência humanas desde o Período Neolítico.

A paisagem imensa que se avista destes 488 metros de altitude vai do cabo Espichel e Arrábida, a sul, até ao cabo Carvoeiro e Berlengas, a norte, e, para nordeste, abarca a Serra em toda a sua extensão. Exposto a fortes ventos marítimos, encontra-se frequentemente envolto em nevoeiros.

 

Ermida de S.Saturnino

Edificada em meados do século XVI e acrescentada no século XVII, em local de culto que remonta ao tempo dos visigodos. A Oeste do monumento existente atualmente no local situam-se evidências dos alicerces da primitiva ermida de provável origem medieval (séc. XII). Supõe-se ter sido fundada por Pêro Pais, companheiro de D. Afonso Henriques.

 

 

​Penedo Adrenunes

A três quilómetros a leste do Cabo da Roca no vértice de um cerro elevado de 426 metros e situado no meio de um sistema geográfico cujos relevos desenam o complicado labirinto de curvas de nível com que nas cartas representa a serra de Sintra avista-se perto da Peninha o penhasco denominado Adrenunes.

Nesse sítio no cimo um marco geodésico vê-se de longe, hoje praticamente destruído confunde-se com o resto do granito que o suporta.

Aos séculos incontáveis descarnaram a rocha deste píncaro de maneira fantástica. Voltada para poente uma estreita goela abre-se junto ao solo apertando-se ainda mais para dentro onde ao fundo, calhaus em monte fecham a passagem. Esse buraco tem cinco metros de altura e é encimado por longos pedregulhos maciços que sobre ele desabaram um dia tombando horizontalmente.

Mais info sobre Penedo Adrenunes

 

PERCURSO

Dificuldade : Moderado dificuldade-moderado

Cerca de 9 km com subidas pequenas acentuadas.

Trazer roupa e calçado apropriado para Caminhada de Montanha , água e pequeno snack.

Máquina Fotográfica

 

PONTO DE ENCONTRO

Parque de estacionamento do Santuário da Peninha às 15.00 Horas

Coordenadas : 38.769170, -9.458976

 

INFORMAÇÕES e PREÇOS

Preço 6 € por pessoa pagos no início da Caminhada.

(inclui seguro acidentes pessoais e responsabilidade civil)

Agradecemos que traga dinheiro trocado.

 

INSCRIÇÕES

Para efeitos de inscrição / seguro é OBRIGATÓRIO todos os participantes enviar os seguinte dados para o mail:

Nome Completo+Data de Nascimento+Contacto telefónico para:

danielsintra@hotmail.com

Info-line :914175398

 

SUGESTÕES​​​​​​​

Tendo em vista a segurança de todos os participantes nas Caminhadas aconselhamos uma leitura cuidada e atenta das normas de segurança das nossas Caminhadas ,ao equipamento de técnico e aos graus de dificuldade das mesmas.

 

REGISTOS

ANDAMENTO – TURISMO AVENTURA

Empresa registada no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística RNAAT com Alvará 470/2014 para actividades de Turismo de Natureza em áreas protegidas.