Data 6 Agosto
Horário 9.00 / 13.00
Local Cabrela
Caminhada Ribeira da Cabrela e Aldeia de Broas
Domingo dia 6 Agosto a nossa Caminhada é na charneca Saloia de Sintra. Com início na pitoresca Aldeia da Cabrela vamos percorrer grande parte da ribeira que lhe dá nome até à antiga Aldeia de Broas com passagem pela ponte “Romana” da Cabrela.
Toda a envolvente da ribeira são um exemplo de existência de uma grande diversidade de elementos naturais, culturais e históricos que outrora foi vale de pastoreio.
Ribeira da Cabrela
A Ribeira da Cabrela como tantas outras em Portugal, deriva no nome à medida que vai passando por entre aldeias.
É formada pelas águas da Ribeira da Granja, da Ribeira da Godigana e da ribeira da Fervença que se juntam um pouco antes da Cascata da Bajouca. Desagua no Rio Lisandro junto da Aldeia de Broas.
História da Aldeia de Broas
A primeira informação conhecida sobre a Aldeia das Broas consta nos numeramentos de 1527, referentes à região da Estremadura. Este levantamento da população foi ordenado pelo rei D. João III, e cobriu todo o reino de Portugal. A aldeia aparece denominada como “aldea das Boroas”, regista 3 vizinhos, e é termo da vila de “Chilleiros”.
Em 1636, Filipe IV, manda proceder à contagem dos portugueses de todo o reino, e soma para a freguesia de Cheleiros 88 vizinhos, sendo que constam os 6 vizinhos das Broas.
Em 1758, nas Memórias Paroquiais a aldeia das Broas aparece como pertencente ao termo de Sintra, A divisão administrativa do concelho de Mafra e do concelho de Sintra é definida em 1834. Esta linha, na actualidade, atravessa a aldeia das Broas, ficando uma casa dentro da área administrativa do concelho de Sintra, e as restantes dentro do concelho de Mafra.
A história desta aldeia e da sua população termina em 1977, quando a sua última habitante, a D. Joaquina’, abandonou a aldeia e nunca mais regressou. A aldeia das Broas era composta por 22 edifícios, sendo que 8 eram habitacionais e os restantes casas agrícolas. A aldeia das Broas nunca se inseriu numa economia comunitária, embora houvesse espaços públicos comunitários.
A pitoresca aldeia da Cabrela e a sua ribeira e a Aldeia de Broas, vão ser os locais principais de passagem da nossa Caminhada.
Dados da Caminhada Ribeira da Cabrela e Aldeia de Broas
DADOS TÉCNICOS
Horário de encontro: 09:00 horas
Horário final: 13:00 Horas
Dificuldade: Moderado 9 km com alguns desníveis.
Caminhada Circular.
Quem quiser ficar depois da Caminhada para almoço, lounge, convívio e banho em piscina devem trazer entradas, sobremesas e bebidas para partilha, fato de banho e toalha. Na inscrição devem mencionar se ficam para almoço.
Guia: Daniel André
Organização: Andamento Turismo de Aventura
PREÇO
Preço 8 €
Pagamento antecipado por mbway ou transferência bancária. As Inscrições são limitadas e realizadas por ordem de pagamento.
Informações : 914 175 398
Andamento Turismo Aventura
Empresa registada no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística RNAAT com Alvará 470/2014 para actividades de Turismo de Natureza em Áreas Protegidas, Parques Naturais, Reservas Naturais, Monumentos Naturais, Perímetros Florestais, Zonas de Proteção Especial, Zonas Especiais de Conservação e Sítios de Importância Comunitária.
Perguntas mais frequentes
DADOS TÉCNICOS
Data: 6 Agosto
Horário de inicio: 9:00 horas
Horário final: 13:00 Horas
Local de encontro: Aldeia de Cabrela.
Dificuldade: Moderado, 9 km com alguns desníveis.
Informações: 914 175 398
EQUIPAMENTO:
Calçado apropriado para caminhadas
Casaco, corta vento ou blusão impermeável, consoante o estado do tempo
Alimentação: barras energéticas,
Água (cerca de 1Litro /pessoa)
Maquina Fotográfica
SUGESTÕES
Consulte as nossas sugestões de Equipamento técnico aconselhado
Os graus de dificuldade das Caminhadas
As normas de segurança e participação na actividade
Normas de Segurança
Equipamento técnico
Graus de dificuldade
Ponto de encontro: O ponto de encontro exato será enviado após o pagamento da actividade.
Coordenadas aproximadas: 38.874432, -9.355896
Local Google Maps: VJCW+XP Terrugem
PREÇO
8 € por pessoa.
GUIA – Daniel André
Para inscrição preencha o seguinte formulário
Andamento Turismo Aventura
Alvará: 470/ 2014
Informações: 914 175 398
Guia da Actividade
Daniel André
Investigador na área de história de Sintra coleciona há mais de 25 anos, cartografia, topografia, livros e postais antigos raros de Sintra.
Faz parte do Conselho Consultivo para a gestão do Arvoredo do Município da Câmara Municipal de Sintra, Membro de direção da Associação Cultural Alagamares, fundador do site www.serradesintra.net e autor do livro – A Freguesia de São Martinho em Sintra.
Guia de Montanha da Andamento Turismo Aventura tem especialidade em Orientação, Cartografia, Sobrevivência e Operações Especiais.