Data 9 Fevereiro
Horário 15.00 / 19.00
Local Cascais
Caminhada Quinta do Pisão – Penhas do Marmeleiro
No domingo dia 9 Fevereiro vamos aproveitar e visitar a face sul da Serra de Sintra. No percurso os passadiços das Penhas do Marmeleiro e a Quinta do Pisão de Cima em Cascais. O início é na Barragem do Rio da Mula.
Com início na albufeira da Barragem do Rio da Mula vamos percorrer grande parte da ribeira da Mula até se juntar com a ribeira da Penha longa num dos portões do Pisão.
Após juntas ambas as ribeiras o percurso será realizado ao lado das Penhas do Marmeleiro com as suas formações rochosas de grande beleza natural. Desde o início do Parque das Penhas do Marmeleiro até Cascais a ribeira é então designada por Ribeira das Vinhas.
Nesta edição da Caminhada pelo meio do Parque Natural Sintra Cascais vamos percorrer alguns caminhos pouco conhecidos de grande beleza paisagística e ambiental.
A Quinta do Pisão
A Quinta do Pisão situa-se na vertente sul da Serra de Sintra no extremo ocidental do concelho de Cascais e compreende 380 hectares de área totalmente inserida no Parque Natural de Sintra-Cascais.
Representa ainda, um legado histórico-cultural que se tem revelado como estruturante para o território, quer pela sua escala e valores naturais que comporta, mas também pelo seu património edificado e organização da paisagem.
Uma excelente oportunidade para quem gosta de fotografia devido aos locais de rara beleza que vamos contemplar. A meio do Percurso vamos pelos passadiços até ao Mirante estrategicamente colocado com uma paisagem de coitar a respiração.
O Parque das Penhas do Marmeleiro.
O Parque das Penhas do Marmeleiro tem uma área aproximada de 4 hectares, fica situado na ponta oriental de Murches e foi inaugurado a 5 de setembro de 2009.
Este parque resultou do projeto de requalificação que contemplou um conjunto de intervenções em áreas integrantes do Parque Natural de Sintra-Cascais, nomeadamente a reflorestação da zona do Zambujeiro, a criação do Parque da Pedra Amarela, e a recuperação ambiental e paisagística da Quinta do Pisão.
O projeto inicial das Penhas do Marmeleiro contempla um parque infantil, um centro interpretativo em pavilhão aberto e um percurso em passadiço que permitia explorar, entre Penhas e vales, as paisagens naturais e panorâmicas deslumbrantes que o local propícia.
Preços da Caminhada
Preço 10 € por pessoa pagos antecipadamente por MBWay ou transferência bancária.
(inclui seguro acidentes pessoais e responsabilidade civil)
Pagamento por MBWay ou transferência bancária.
Dados técnicos da Caminhada Quinta do Pisão – Penhas do Marmeleiro
Horário de encontro: 15:00 horas
Horário final: 19:00 Horas
Dificuldade: Moderado/ fácil
Percurso com 10 km.
Caminhada Circular.
Organização: Andamento Turismo de Aventura
Andamento Turismo Aventura
Empresa registada no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística RNAAT com Alvará 470/2014 para actividades de Turismo de Natureza em Áreas Protegidas, Parques Naturais, Reservas Naturais, Monumentos Naturais, Perímetros Florestais, Zonas de Proteção Especial, Zonas Especiais de Conservação e Sítios de Importância Comunitária.
DADOS TÉCNICOS
Data: 9 Fevereiro
Horário de encontro: 15:00 horas
Horário final: 19:00 Horas
Local de encontro: Parque de estacionamento da barragem rio da Mula
Dificuldade: Moderado fácil, 10 km com alguns desníveis.
Informações: 914 175 398
EQUIPAMENTO:
Calçado apropriado para caminhadas
Casaco, corta-vento ou blusão impermeável, consoante o estado do tempo
Alimentação: barras energéticas,
Água (cerca de 1Litro /pessoa)
SUGESTÕES
Consulte as nossas sugestões de Equipamento técnico aconselhado
Os graus de dificuldade das Caminhadas
As normas de segurança e participação na actividade
Normas de Segurança
Equipamento técnico
Graus de dificuldade
Ponto de encontro: Barragem Rio da Mula , parte debaixo do paredão.
Coordenadas: 38.763684, -9.422356
Local Google Maps : QH7H+F4 Alcabideche
PREÇO
10 € por pessoa.
GUIA – Daniel André
Para inscrição preencha o seguinte formulário
Andamento Turismo Aventura
Alvará: 470/ 2014
Informações: 914 175 398
Guia da Actividade
Daniel André
Investigador na área de história de Sintra coleciona há mais de 25 anos, cartografia, topografia, livros e postais antigos raros de Sintra.
Faz parte do Conselho Consultivo para a gestão do Arvoredo do Município da Câmara Municipal de Sintra, Membro de direção da Associação Cultural Alagamares e fundador do site www.serradesintra.net
Guia de Montanha da Andamento Turismo Aventura tem especialidade em Orientação, Cartografia, Sobrevivência e Operações Especiais.