Data 5 Junho
Horário 14.00 / 18.00
Local Mafra
Caminhada na Tapada Nacional de Mafra
No domingo dia 5 Junho vamos ver, caminhar e conhecer a fantástica vida selvagem da Real Tapada de Mafra.
Criada no reinado de D. João V, após a construção do Convento de Mafra, como parque de lazer para o Rei e a sua corte.
Numa área de 833 hectares, encontramos uma floresta única, com grande diversidade de habitats, onde se podem observar em liberdade diferentes espécies sendo as mais emblemáticas e mais facilmente observáveis os Gamos, Veados e Javalis.
A Tapada Nacional de Mafra
A diversidade de habitats presentes na Tapada de Mafra (bosques, pastagens biodiversas, matos e linhas de água) permite a existência de um grande número de espécies animais todos autóctones.
Na Tapada de Nacional de Mafra foram contabilizadas 26 espécies de mamíferos, 72 espécies de aves, 11 espécies de anfíbios, 16 espécies de répteis, 16 espécies de macrofungos, 90 espécies de plantas das quais mais de 21 são árvores e arbustos.
A Tapada de Nacional de Mafra é desde 2019, Património Mundial da UNESCO.
Descrição da Tapada Nacional de Mafra em 1905
“A Norte do edifício do Convento estende-se a grande Tapada, de 20 km de circuito, e que compreende as Tapadas de Fora, do Meio e de Dentro, todas divididas por muros, de pedra solta e cortadas em todos os sentidos por belas estradas, algumas mal conservadas, mas que permitem ainda o acesso de carruagens e automóveis.
Dão entrada para a tapada seis largas portas, as de Mafra, Paz, Murgeira, Codeçal, Gradil e Vermelha. Logo à entrada da porta de Mafra vêem-se à esquerda, lagares, abegoarias, estábulos; à direita todo murado, o jardim, com tanques, estufas e belos exemplares arbóreos.
Seguindo a estrada da Matinha, encontra-se, a 200 m., o Hipódromo da Escola de Tiro, e ao fundo, num vale, a Horta dos Frades, com uma bica de magnífica água (Bica dos Frades), grandes tanques e curiosos varandins. Junto d ao N. do Tanque dos Frades a chamada Casa do Eco. Dos varandins mie ficam ã esq., ao centro do tanque, belo panorama.
Mais adiante a Matinha, sítio digno duma visita pelo seu aspecto silvestre; e ainda na estrada de Vale de Camões, que segue da Horta dos Frades à Murgeira, a Fonte Fria, aprazível lugar, ensombrado de arvoredo, e cuja água é também deliciosa.
A meio da encosta o sítio denominado Barracão, junto às Águas Férreas, local ameníssimo, onde merendava muitas vezes D. Carlos, hoje bastante desprezado. Perto o Casal do Abade. Na estrada da carreira de tiro o Vale Escuro, também digno de visita.
A Carreira de Tiro fica no ponto mais alto da tapada. Ao cimo, no espaldão, um soberbo ponto de vista, descobrindo-se toda a faixa do oceano até às Berlengas e o monte das Neves para NE., e para o S. Mafra, e no extremo horizonte Sintra e o Castelo dos Mouros. Próximo a Bica do Espaldão, com uma água fresquíssima, sobretudo nos dias de maior calor.
Na tapada podem realizar-se ainda outros magníficos passeios: ao Celebredo, frondoso lugar no fundo de um vale, com outra bica de água e o pequeno Chalé de El-Rei, onde o rei D. Carlos ia muitas vezes almoçar em dias de caçada; às lagoas, grandes represas de água para regas, etc.”
Locais de passagem da Caminhada na Tapada Nacional de Mafra
- Museu dos Coches
- Chalet do Rei D. Carlos
- Forno da Cal
- Museu da Tojeira
- Arborismo
Dados técnicos da Caminhada
Horário de encontro: 14:00 horas
Horário final: 18:00 Horas
Dificuldade: Moderado – cerca de 9 km com alguns desníveis.
Caminhada Circular.
Organização: Andamento Turismo de Aventura
Ponto de encontro
Tapada Nacional de Mafra – Portão do Codeçal, Mafra
Estrada Nacional N9-2
Google Maps : XM7W+RW Mafra
Coordenadas: 38.964433, -9.302770
Informações e Preços
Preço 10 € por pessoa.
Inclui bilhete de entrada na Tapada.
ANDAMENTO – TURISMO AVENTURA
Empresa registada no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística RNAAT com Alvará 470/2014 para actividades de Turismo de Natureza em áreas protegidas.
Caminhadas Vistas Guiadas Montanhismo
DADOS TÉCNICOS
Data: 5 Junho
Horário de encontro: 14:00 horas
Horário final aproximado: 18:00 Horas.
Local de encontro: Tapada Nacional de Mafra – Portão do Codeçal, Mafra
Dificuldade: Moderado 9 km com alguns desníveis pequenos acentuados.
Informações: 914 175 398
EQUIPAMENTO:
Calçado apropriado para caminhadas
Casaco, corta-vento ou blusão impermeável, consoante o estado do tempo
Alimentação: barras energéticas,
Água (cerca de 1Litro /pessoa)
Boa disposição
SUGESTÕES
Consulte as nossas sugestões de Equipamento técnico aconselhado
Os graus de dificuldade das Caminhadas
As normas de segurança e participação na actividade
Normas de Segurança
Equipamento técnico
Graus de dificuldade
PONTO DE ENCONTRO:
Tapada Nacional de Mafra – Portão do Codeçal, Mafra
Estrada Nacional N9-2
Coordenadas: 38.964433, -9.302770
Mapa no Google Maps: XM7W+RW Mafra
Local de encontro com rede móvel.
PREÇO
10 € por pessoa.
GUIA – Daniel André
Para inscrição preencha o seguinte formulário
Andamento Turismo Aventura
Alvará: 470/ 2014
Informações: 914 175 398
Guia da Actividade
Daniel André
Investigador na área de história de Sintra coleciona há mais de 25 anos, cartografia, topografia, livros e postais antigos raros de Sintra.
Faz parte do Conselho Consultivo para a gestão do Arvoredo do Município da Câmara Municipal de Sintra, Membro de direção da Associação Cultural Alagamares e fundador do site www.serradesintra.net
Guia de Montanha da Andamento Turismo Aventura tem especialidade em Orientação, Cartografia, Sobrevivência e Operações Especiais.