Data 5 Março
Horário 15.00 / 19.00
Local Olelas
Caminhada Grutas de Olelas
Esta pequena e bonita Serra de origem calcária encontra-se a poucos quilómetros de Sintra, numa zona pouco conhecida e pouco frequentada, onde a tradição agrícola ainda mantém os seus costumes de antigamente.
É com imenso entusiasmo que gostaríamos de partilhar esta proposta para todos poderem explorar ainda mais a deslumbrante região do Vale da Calada.
Na Caminhada Grutas de Olelas vão sentir a brisa fresca e pura, enquanto os raios do sol atravessam as folhas das árvores. O som das folhas secas sob os pés e o canto dos pássaros proporcionarão uma sensação de paz e tranquilidade que só a natureza pode oferecer. Nesta Caminhada Grutas de Olelas vamos mergulhar na natureza de forma intensa e emotiva.
As Grutas de Olelas
No vale da Calada em Olelas, existem três grutas. A Cova da Raposa, gruta com dupla abertura com um conjunto de galerias e corredores nos quais foram recolhidos materiais dispersos, incluindo pedra lascada, afeiçoada, cerâmica lisa, elementos de adorno e fauna.
A Cova do Beguino, pequena gruta, muito estreita com materiais semelhantes aos da Cova da Raposa, mas também com cerâmica impressa e incisa de tradição antiga e a Gruta do Arco, pequena cavidade de corredores sinuosos.
Características das Grutas de Olelas
As grutas de Olelas abrem à distância duns 2 m uma da outra e avançam no interior da rocha em divergentes direções, uma para poente e outra para nascente.
A primeira gruta tem uns 11 m de profundidade na direção aproximadamente nordeste-Sudoeste, 2,5 m de largura média, 1,70 m de altura na boca e 2 m na parte central.
A segunda gruta é um pouco maior, mas mais irregular, tem um vestíbulo ou sala duns 4 metros de comprimento por 2 metros de largura e outro tanto de altura, que termina ao Sul por uma câmara muito baixa. Na sua parede de Poente abre-se uma 2.ª sala, muito menor, comunicando com a 1.ª por uma abertura a 1,5 m acima do solo, larga, mas só com 0,7 a 0,8 m de altura.
Desta 2ª sala parte uma galeria com 11 a 12 metros na direção de Este-Oeste elevada do solo da sala cerca de 1 m, e formada por uma parte duns 5 metros em que se passa apenas a rastejar.
Foram recolhidos nestas grutas, ossos humanos e de animais, instrumentos de sílex, cerâmica, contas e alguns objetos de diorite, e nas estações de superfície, diversos instrumentos de sílex e principalmente cerâmica.
Dados da Caminhada Grutas de Olelas
Horário de encontro: 15:00 horas
Horário final: 19:00 Horas
Dificuldade: Moderado 10 km com alguns desníveis acentuados.
Caminhada Circular.
Organização: Andamento Turismo de Aventura
PREÇO
Preço 8 € por pessoa pagos no inicio da Caminhada
Andamento Turismo Aventura
Empresa registada no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística RNAAT com Alvará 470/2014 para actividades de Turismo de Natureza em Áreas Protegidas, Parques Naturais, Reservas Naturais, Monumentos Naturais, Perímetros Florestais, Zonas de Proteção Especial, Zonas Especiais de Conservação e Sítios de Importância Comunitária.
Perguntas mais frequentes
DADOS TÉCNICOS
Data: 5 Março
Horário de encontro: 15:00 horas
Horário final: 19:00 Horas
Local de encontro: Santuário de Nossa Senhora da Piedade da Serra.
Dificuldade: Moderado, 10 km com alguns desníveis.
Informações: 914 175 398
EQUIPAMENTO:
Calçado apropriado para caminhadas
Casaco, corta-vento ou blusão impermeável, consoante o estado do tempo
Alimentação: barras energéticas,
Água (cerca de 1Litro /pessoa)
Lanterna
SUGESTÕES
Consulte as nossas sugestões de Equipamento técnico aconselhado
Os graus de dificuldade das Caminhadas
As normas de segurança e participação na actividade
Normas de Segurança
Equipamento técnico
Graus de dificuldade
Ponto de encontro: Santuário de Nossa Senhora da Piedade da Serra.
Coordenadas: 38.825169, -9.282669
Local Google Maps : RPG8+4V Sintra
PREÇO
8 € por pessoa.
GUIA – Daniel André
Para inscrição preencha o seguinte formulário
Andamento Turismo Aventura
Alvará: 470/ 2014
Informações: 914 175 398
Guia da Actividade
Daniel André
Investigador na área de história de Sintra coleciona há mais de 25 anos, cartografia, topografia, livros e postais antigos raros de Sintra.
Faz parte do Conselho Consultivo para a gestão do Arvoredo do Município da Câmara Municipal de Sintra, Membro de direção da Associação Cultural Alagamares, fundador do site www.serradesintra.net e autor do livro – A Freguesia de São Martinho em Sintra.
Guia de Montanha da Andamento Turismo Aventura tem especialidade em Orientação, Cartografia, Sobrevivência e Operações Especiais.