Data7 Dezembro
Horário 09.00 / 13.00
Local Lagoa Azul
Caminhada Gruta da Loba – Novo Percurso
Sábado, dia 7 dezembro, às 09:00, vamos realizar uma Caminhada desde a Lagoa Azul, com passagem pela Gruta da Loba, sempre pelo interior do bosque, subindo até à Tapada do Saldanha.
Nesta Caminhada Gruta da Loba exploramos o interior de Serra através de percursos desafiantes, ultrapassando imponentes penedos e formações geológicas, à medida que nos iremos embrenhando no território outrora dos lobos.
O Outono traz à floresta novas perspetivas, onde a mistura de tons será uma predominante. Na Caminhada Gruta da Loba será uma Aventura tão desafiante como marcante.
Lagoa Azul
É uma zona da Serra de Sintra conhecida pela sua cristalina Lagoa de água verde. É considerada uma das mais bonitas lagoas de Portugal.
A Lagoa Azul fez parte da propriedade da velha Quinta da Penha Longa e é contornada pela Quinta de Miramar a Norte e Oeste e a Este pela Tapada do Saldanha.
Esta bonita zona constitui um dos principais recantos naturais onde variadas espécies vegetais se combinam em sintonia, confinando um espaço muito agradável para descansar e muito relaxante. Neste Ecossistema, poderemos facilmente identificar os seus habitantes: patos, cágados, tartarugas, carpas e percas.
A Gruta da Loba
É uma pequena concavidade rochosa, onde pode observar-se uma forma de Loba. Serve de abrigo aos Escoteiros e antigamente aos pastores que percorriam a Serra.
Tapada do Saldanha: Tapada do Saldanha, uma área onde existiu uma quinta com uma casa compreendida em várias dependências, aos nossos dias votada a ruína.
Uma manhã de Aventura, por trilhos desafiantes, onde o mote será a esplendorosa Natureza da Serra de Sintra.
Dados técnicos da Caminhada Gruta da Loba
Horário de encontro: 09:00horas
Horário final: 13:00 Horas
(o horário final é meramente informativo, podendo variar)
Dificuldade: Moderado + , com vários desníveis acentuados
Distância: Cerca de 10 km, com vários desníveis acentuados
Caminhada Circular
Guia: Pedro Cabral
Organização: Andamento Turismo de Aventura
Normas:
Os participantes ao inscreverem-se na Caminhada Gruta da Loba garantem que se encontram em total forma física e sem problemas de saúde. Durante a Caminhada não é permitido fumar, nem usar qualquer dispositivo que ponha em causa ou perturbe a Natureza.
Os participantes deverão usar calçado apropriado para Caminhadas.
Preço:
Preço 10 € por pessoa pagos antecipadamente por transferência bancária. Os dados serão enviados no e-mail de resposta à inscrição.
Não haverá lugar a Inscrições no próprio dia da caminhada.
Contactos:
Dúvidas sobre Inscrições: 914 175 398
Dúvidas sobre a Caminhada: 918 107 773
Andamento Turismo Aventura
Empresa registada no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística RNAAT com Alvará 470/2014 para actividades de Turismo de Natureza em Áreas Protegidas, Parques Naturais, Reservas Naturais, Monumentos Naturais, Perímetros Florestais, Zonas de Proteção Especial, Zonas Especiais de Conservação e Sítios de Importância Comunitária.
DADOS TÉCNICOS
Data: 7 Dezembro
Horário de encontro: 09:00 horas
Horário final aproximado: 13:00 Horas
Local de encontro: Lagoa Azul – Sintra – de fronte da Penha Longa Resort
Dificuldade: Moderado
Informações: 918 107 773
EQUIPAMENTO:
Calçado apropriado para caminhadas
Casaco, corta-vento ou blusão impermeável, consoante o estado do tempo
Alimentação: barras energéticas
Água (cerca de 1,5 Litros /pessoa)
SUGESTÕES
Consulte as nossas sugestões de Equipamento técnico aconselhado
Os graus de dificuldade das Caminhadas
As normas de segurança e participação na actividade
Normas de Segurança
Equipamento técnico
Graus de dificuldade
PONTO DE ENCONTRO:
Lagoa Azul – Sintra – de fronte da Penha Longa Resort
Coordenadas: 38.767558, -9.396773
Mapa no Google Maps: QJ93+62 Sintra
Local de encontro com pouca rede móvel.
PREÇO
10 € por pessoa.
GUIA – Pedro Cabral
Para inscrição preencha o seguinte formulário
Andamento Turismo Aventura
Alvará: 470/ 2014
Informações: 914 175 398
Guia da Actividade
Pedro Cabral
Alfacinha de nascimento, desde cedo sente o apelo da natureza. Em adolescente foi adotado como saloio, o que viria a definir a sua vida.
O seu campo de exploração expandiu-se e cresceu o gosto pelas aventuras na natureza, associado à fotografia. Já percorreu muitos caminhos e aventuras, acreditando sempre que explorar novos recantos resulta em belas surpresas.
Gosta muito de actividades desportivas, em particular de trekking, btt, todo-o-terreno e ainda natação. “A minha parte favorita do dia acontece sempre que pego na mochila e na máquina fotográfica e sei que tenho uma nova aventura à minha espera.”