Data 21 Abril
Horário 15.00 / 19.00
Local Sintra
Caminhada aos Bosques Mágicos e Santuário da Peninha
Domingo dia 21 Abril com início no Santuário da Peninha a caminhada percorre o fantástico bosque de Cedros com destino ao penedo de Adrenunes para contemplarmos a magnífica vista sobre o oceano Atlântico.
O destino que se segue é o Alto do Monge com a cota de 491 metros de altitude, é o 3º ponto de maior elevação da Serra de Sintra. O percurso até ao Monge é rodeado por magnífica vegetação também de cedros.
Do Alto do Monge até ao ponto de início da Caminhada, é pela Encosta do Cabeço do Vento que separa os Concelhos de Sintra e Cascais.
Santuário da Peninha
Localiza-se no extremo oeste da Serra de Sintra, sobranceiro ao Cabo da Roca. Local de magia e contemplação, evidência permanência e influência humanas desde o Período Neolítico.
A paisagem imensa que se avista destes 488 metros de altitude vai do cabo Espichel e Arrábida, a sul, até ao cabo Carvoeiro e Berlengas, a norte, e, para nordeste, abarca a Serra em toda a sua extensão.
Penedo Adrenunes
A três quilómetros a leste do Cabo da Roca no vértice de um cerro elevado de 426 metros e situado no meio de um sistema geográfico cujos relevos desenham o complicado labirinto de curvas de nível com que nas cartas representa a serra de Sintra avista-se perto da Peninha o penhasco denominado Adrenunes.
Nesse sítio no cimo um marco geodésico vê-se de longe, hoje praticamente destruído, confunde-se com o resto do granito que o suporta.
Aos séculos incontáveis descarnaram a rocha deste píncaro de maneira fantástica. Voltada para poente uma estreita goela abre-se junto ao solo apertando-se ainda mais para dentro onde ao fundo, calhaus em monte fecham a passagem. Esse buraco tem cinco metros de altura e é encimado por longos pedregulhos maciços que sobre ele desabaram um dia tombando horizontalmente.
Dados técnicos da Caminhada aos Bosques Mágicos e Santuário da Peninha
Dificuldade: Moderado, 10 km com alguns desníveis.
Horário de início: 15:00 horas
Horário final: 19:00 Horas
Organização: Andamento Turismo Aventura
Caminhada Circular.
Guia: Daniel André
INFORMAÇÕES e PREÇOS
Preço 10 € por pessoa pagos no início da Caminhada.
Andamento Turismo Aventura
Empresa registada no Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística RNAAT com Alvará 470/2014 para actividades de Turismo de Natureza em Áreas Protegidas, Parques Naturais, Reservas Naturais, Monumentos Naturais, Perímetros Florestais, Zonas de Proteção Especial, Zonas Especiais de Conservação e Sítios de Importância Comunitária.
DADOS TÉCNICOS
Data: 21 Abril
Horário de encontro: 15:00 horas
Horário final: 19:00 Horas
Local de encontro: Parque de estacionamento do Santuário da Peninha
Dificuldade: Moderado, 10 km com alguns desníveis.
Informações: 914 175 398
EQUIPAMENTO:
Calçado apropriado para caminhadas
Casaco, corta-vento ou blusão impermeável, consoante o estado do tempo
Alimentação: barras energéticas,
Água (cerca de 1Litro /pessoa)
SUGESTÕES
Consulte as nossas sugestões de Equipamento técnico aconselhado
Os graus de dificuldade das Caminhadas
As normas de segurança e participação na actividade
Normas de Segurança
Equipamento técnico
Graus de dificuldade
Parque de estacionamento do Santuário da Peninha
Coordenadas: 38.769171, -9.458959
Local Google Maps : QG9R+PC Colares
PREÇO
10 € por pessoa.
GUIA – Daniel André
Para inscrição preencha o seguinte formulário
Andamento Turismo Aventura
Alvará: 470/ 2014
Informações: 914 175 398
Guia da Actividade
Daniel André
Investigador na área de história de Sintra coleciona há mais de 30 anos, cartografia, topografia, livros e postais antigos raros de Sintra.
Faz parte do Conselho Consultivo para a gestão do Arvoredo do Município da Câmara Municipal de Sintra, Membro de direção da Associação Cultural Alagamares, fundador do site www.serradesintra.net e autor do livro – A Freguesia de São Martinho em Sintra.
Guia de Montanha da Andamento Turismo Aventura tem especialidade em Orientação, Cartografia, Sobrevivência e Operações Especiais.