AS 5 QUINTAS E EDIFÍCIOS NOTÁVEIS EM SINTRA

 

 

Na vila de Sintra a abundância de Palácios , Igrejas e Monumentos  dificulta de alguma maneira a escolha de alguns desses lugares. Neste pequeno artigo escolhemos 5 , podiam ser muitos mais , facilmente poderiam ser 10 , 20 por ai , mas desta vez são apenas As 5 Quintas e Edifícios notáveis em Sintra

Não queremos de forma alguma entrar em conflitos com os demais , todos terão o seu espaço nos próximos episódios desta pequena epopeia que vos apresentamos. 

Não queremos ser exaustivos na história destes locais , apenas queremos contar algumas curiosidades desta maravilhosa Vila e da Serra de Sintra.

Onde se festejou em Sintra a derrota de Adolf Hitler na 2ª grande guerra? Onde dormia em Sintra o campeão do mundo Ayrton Senna? Porque há em Sintra um Castelo Assombrado?

Vamos lá – As 5 Quintas e Edifícios notáveis em Sintra, e o primeiro da nossa lista é o: 

 

O CHALET BIESTER

 

Chalet Biester - As 5 Quintas e Edifícios notáveis em Sintra

 

O Chalet Biester data de 1890 e a sua construção foi plano do arquitecto José Luís Monteiro- responsável entre outras obras pela nave da Estação do Rossio e pelo aumento do Parque Eduardo VII.

Para o interior do Chalet Biester, o escolhido foi Luigi Manini, arquitecto e pintor, que à altura vivia em Lisboa, sendo encenador no Teatro São Carlos. Recorde-se que Luigi Manini foi o responsável pelas belíssimas obras do Palácio Hotel do Buçaco, e pela Quinta da Regaleira em Sintra.

No Chalet Biester, colaboraram as seguintes pessoas: o Mestre Costa, tendo por encarregado de carpinteiros seu sobrinho Carlos da Costa Soares, ambos de Sintra,  os estuques são de Domingos António da Silva Meira e a guarnição de ferro forjado da grande chaminé da sala de jantar é de José da Quinta.

Ernesto Biester

O mentor do Projecto foi Ernesto Biester nasceu em Lisboa em 1829 e morreu em Lisboa a  12 de Dezembro de 1880.Filho de Frederico Biester e Maria da Luz de Ataíde era Irmão de Maria da Assunção Biester, Rosa Mariana Biester e Frederico Biester.

Empresário do Teatro D. Maria II , Escritor, crítico literário, dramaturgo e jornalista português, da segunda geração romântica, nascido em 1829, em Lisboa, e falecido em 1880, na mesma cidade.

Foi juntamente com Pinheiro Chagas, fundador e director da Gazeta do Povo, da Revista Contemporânea de Portugal e Brasil ,colaborador no jornal Ilustração luso-brasileira e no semanário portuense A Esperança .

 

Frederico Biester

Existe por vezes alguma confusão com o seu proprietário tendo-se atribuído por vezes ao seu irmão Frederico Biester . Pensamos que está errado pelo simples facto de que Frederico Biester morreu no ano de 1899 .

Sabe-se que o ano da morte de Ernesto Biester coincide com o final das obras em 1880 , 9 anos antes.

Pouco mais há a dizer sobre este lindíssimo Chalet , digo apenas mais 3 curiosidades

No dia 1 de Dezembro de 1911 Estevam dos Santos trabalhador nesta casa suicidou-se perto da quinta da Penha Longa, dando início a uma sucessiva e estranha vaga  de suicídios na vila de Sintra.

O Chalet Biester foi também palco de uma parte do filme The Ninth Gate (A Nona Porta) de Roman Polanski, em que o protagonista principal foi o actor Johnny Depp .

Os portões e parte do muro de suporte foi também palco de um acidente de rally lá para meio dos anos 50 . Não sabemos se é coincidência mas o actual proprietário do Chalet Biester é um abastado empresário do ramo automóvel.

 
                        Chalet Biester Sala   Chalet Biester -jardins
 

 

A QUINTA DA PENALVA 

 

Quinta da Penalva - As 5 Quintas e Edifícios notáveis em Sintra

 

Da Quinta Penalva pouco se sabe da sua história, sabemos que faz fronteira com a antiga pedreira e que tem pelo menos 250 anos, a comprovar a data numa das suas magnificas fontes.

A casa principal data de 1800. A propriedade começou por pertencer à família portuguesa Mello e Castro e só em 1977 passou para a mão de António Carlos de Almeida Braga.

Reza a história que o court de ténis foi construído para a rainha Dona Amélia ali praticar o seu desporto favorito, quando passava os meses de verão com o marido, o rei D. Carlos I, no Palácio da Pena.

Foi já no início do século XX que o arquitecto Raul Lino (1879-1974) foi chamado a intervir, fazendo o pombal e a casa de chá ao lado do court de ténis.

 

António Carlos de Almeida Braga no As 5 Quintas e Edifícios notáveis em Sintra

António Carlos de Almeida Braga, também conhecido por Braguinha, era um dos maiores mecenas do desporto brasileiro. Alguns dizem que foi o principal patrocinador de Ayrton Senna, mas está errado. Eram apenas grandes amigos.

Magnata, filho de pai português fez fortuna imensa na bolsa. Depois de adquirir esta magnifica propriedade convidada várias vezes os amigos para longas estadias.

Um deles Ayrton Senna que ficava na Quinta quando corria no GP de formula 1 em Portugal. Quem nao se lembra do antigo campeão mundial a acelerar nas ruas de Sintra com o Porsche amarelo, ou com o seu Honda preto.

Ayrton Senna

Quando o visitava, Senna entrava com o carro em alta velocidade na quinta e fazia um peão para deixar o carro de virado de frente para a saída.
 
Na sua propriedade tem uma piscina com água a 36 graus, que é aquecida por uma enorme caldeira que se encontra no exterior. Esta piscina era usada pelo campeão sempre que vinha a Portugal.

Adriane Galisteu sua mulher depois do fatídico dia em Imola morou aqui na quinta em Sintra.

Ayrton Senna numa dessas estadias em Sintra tem uma história com o taxista João Justino.

Um dia apanha o seu táxi do aeroporto de Lisboa até Sintra. Pagou com 5 notas de 5 mil escudos em vez de 500 escudos. João o taxista quis devolver o dinheiro a mais, mas ele nao aceitou e disse: “o senhor pode ficar com o dinheiro. É um presente pela sua honestidade.”

Sem peões e dentro dos limites de velocidade avançamos para a Torre da Vila de Sintra.

 

   Quinta-da-Penalva  Quinta-da-Penalva

 

 

A TORRE DA VILA DE SINTRA

 Torre-da-Vila-de-Sintra

 

A Torre da Vila de Sintra pode parecer aqui um pouco deslocada mas pela sua importância ao longo da história de Sintra e por toda a sua simbologia foi incluída nas –  As 5 Quintas e Edifícios notáveis em Sintra.

Não existe data certa da construção da Torre do Relógio na Vila de Sintra mas tudo leva a crer que terá sido em meados do Século XVI.

A Torre sofreu grandes estragos no terramoto de 1755 tendo ruído a partir do piso onde se encontra hoje a maquinaria do relógio.

A confirmar tal derrocada temos a arquitectura de toda a parte superior, os respectivos sinos e as inscrições que neles se encontram que datam de 1791,1773 e 1882.

As obras de reconstrução da Torre e da Igreja de São Martinho foram feitas pelo mesmo mestre de obras Mateus de Freitas.

Não é possível determinar a data em que foi adquirida a primeira máquina para o relógio apenas se sabe que já existia em 1815.

Os Sinos da Torre do Relógio 

Os sinos que ali foram colocados não serviram só para anunciar as horas mas também para darem o alarme para qualquer sinistro.

Para além disso também se faziam ouvir tocando para o povo em estado de revolta ou de alegria.
Um deles foi no período da 1ª grande guerra que fez aumentar o custo de um quilo de pão para dez réis.

Outro foi quando os grandes heróis da Aviação Portuguesa Gago Coutinho e Sacadura Cabral atravessaram o Atlântico de avião Ligando Portugal e Brasil pelo ar em 1922.

Outro foi no dia 8 de Maio de 1945 dando noticia da pesada derrota das tropas de Adolf Hitler na segunda grande guerra.
 
 

Torre-de-Sintra  Torre-da-Vila-de-Sintra

 

 

A QUINTA DOS PISÕES

 

Quinta dos Pisoes

A velha Quinta dos Pisões em Sintra fica situada entre a antiga estalagem dos Cavaleiros, hoje o Hotel Lawrence e a Quinta do Relógio.

Neste artigo – As 5 Quintas e Edifícios notáveis em Sintra nao vamos entrar muito dentro da história desta Quinta . Muita há a contar e isso fica para uma próxima oportunidade.

O magnífico portal renascentista da entrada, datado de 1533, comprova a longevidade.

Em 1665 documentos referem José Leite de Aguiar e D. Sebastiana de Meneses como seus proprietários.

O velho Palácio dos Pisões pertenceu também aos duques de Aveiro. Segundo a tradição aí se reuniram por diversas vezes os conjurados que, no dia 3 de Setembro de 1758, atentaram contra a vida de D. José I.

Como consequência da malograda tentativa de regicídio, os bens de todos os implicados, inclusive dos Duques de Aveiro, foram confiscados e, entre eles, a Quinta dos Pisões.

Mais tarde em 1810 a propriedade foi a hasta publica e foi arrematada por 700 mil réis pelo ultimo capitão-mor da Vila, Máximo José dos Reis, que veio a falecer em 1849.

Quando este faleceu passou para a sua filha Libânia Rosa dos Reis que era casada com Michael David Gallwey.
Diz-se que este proprietário se gabava de poder ir de Sintra a Mafra pisando apenas os seus terrenos.

Libânia Rosa dos Reis e Michael David Gallwey nao tiveram descendestes directos pelo que a  Quinta passou para a posse do seu sobrinho William Galway que morreu internado num manicómio nos Estados Unidos.

Depois de William Gallwey foi vendida a uma senhora checa Marie Janovcova de Melo Abreu que a vendeu em 1947 a Vitor José da Silva Carvalho grande comerciante e industrial em Lisboa.

Ainda de referir que a casa dos caseiros é da autoria do grande arquitecto Raul Lino.
 

 

Quinta dos Pisoes  Quinta dos Pisoes

 

 

O MONTE SERENO

 

Monte Sereno - As 5 Quintas e Edifícios notáveis em Sintra

O Monte Sereno também conhecido pelo Castelo do Gregório é o ultimo das As 5 Quintas e Edifícios notáveis em Sintra.

No alto este da Serra de Sintra um pouco abaixo do Castelo dos Mouros e do Palácio da Pena está o Castelo do Gregório no sitio chamado de Monte Sereno.

Construído entre os anos de 1925 e 1927 pelo então Gregório Casimiro Ribeiro, activo republicano, primeiro administrador do concelho do pós-monarquia, fundador das Queijadas Gregório e do jornal O Regional.

Gregório Ribeiro decide construir uma pousada em forma de castelo, tendo gasto toda a sua fortuna na sua construção.

Tendo sido interrompida a sua construção por falta de recursos financeiros, o edifício foi adquirido, quase arruinado, por Ben e Esther Essel em 1933 e posteriormente restaurado com a colaboração do arquitecto Jorge Santos.

As Queijadas do Gregório nas  As 5 Quintas e Edifícios notáveis em Sintra

Para abrir o apetite nas – As 5 Quintas e Edifícios notáveis em Sintra falamos também das queijadas.

Em 1911, associou-se a José Ambrósio, enteado de Josefa Neves da família Sapa, para fabricar as queijadas.
Em 1916, depois de dissolvida a sociedade estabeleceu-se por conta própria em S. Pedro, com a marca “Fábrica de Queijadas Recordação de Sintra”.

Em 1947, aquando da morte de Gregório Casimiro Ribeiro, a fábrica passa a ser dirigida pelo seu filho Álvaro de Almeida Ribeiro que associou à marca o nome – Gregório.

O Palácio da vila e o brasão de Sintra, sob um fundo de nuvens e raios de sol, passa a ser a imagem dos pacotes das queijadas.

O Monte Sereno ou o Castelo do Gregório

Esta construção na Serra de Sintra provoca a curiosidade de todos ,quer pela grandiosidade da sua construção ou pela sua forma de castelo de contos de fadas.  Mas de fadas nada tem.

Dizem que aqui havia um cemitério muito antigo. O livro do arqueólogo Felix Alves Pereira conta-nos os artefactos que foram aqui encontrados.

Foram vários os proprietários deste lugar , alguns muito conhecidos do cinema , outros ligados às artes , outros quase desconhecidos.

Certo é que este Castelo pelas raras qualidades que tem impressiona o imaginário de muitos. Um dos proprietários por exemplo foi Mark Berger.

 

O Castelo Assombrado do Monte Sereno 

Conta-se que antigamente a antiga proprietária vestia-se com um longo vestido branco e dançava a meio da noite no terraço. Personagem de estranha aparência que raras vezes era observada pelos habitantes em S. Pedro.

Há também a história dos terríveis acidentes do realizador Jesus Franco e de outro polaco aqui neste local.

Devido a estes estranhos acontecimentos outrora chamavam-lhe o Castelo Assombrado. O certo é que a sua mística e envolvência nas noites frias de Sintra amedrontam quase todos que aqui passam.

Há uns anos andava no terreno a pesquisar a compra de uma Quinta em S. Pedro pela filha do antigo ditador das Filipinas Ferdinand Marcos.

Em conversa com um dos caseiros de uma Quinta junto do miradouro da Vigia nos cruzamos com a D. Fátima com os seus quase 90 anos de uma vida dura bem marcados na sua aparência.

Fátima sempre esteve ligada ao ocultismo, e pelo que nos disse chegou a ter uma loja em S. Pedro de Sintra.

Algumas palavras já mal se percebiam mas quando lhe perguntamos o que sabia sobre a Quinta do Monte Sereno ela rapidamente reage negativamente e diz : “Vêm todos de lá “.

Não sabemos a que a D. Fátima se refere, mas o certo é que ainda hoje dizem que as bruxas andam por lá, por lá não, andam por toda a Serra.

Monte Sereno   Monte Sereno 1945

 

Se gostou deste artigo As 5 Quintas e Edifícios notáveis em Sintra poderá ter curiosidade nos Os 8 Locais Mágicos da Serra de Sintra.